Facebook Facebook Twitter Email

Cadastre-se para receber SNA News por email.

 

SNA

SNA News
EDIÇÃO 005. 13/06/2013

 

Facebook Twitter

Luis Carlos Heinze sobre questão indígena: 'O governo quer desapropriar, é só comprar e pagar o valor justo pela terra'

Para o deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), da Frente Parlamentar Agropecuária, a responsabilidade do entrave entre indígenas e produtores rurais é do governo, que não está cumprindo com suas obrigações legais de pagamento de desapropriações.
Leia a notícia

SNA na Bio Brazil Fair: falta de informação do consumidor é entrave para mercado de orgânicos

Fernando Pimentel analisa Plano Safra da Agricultura Familiar e produção recorde de grãos

Mais notícias

FAO prevê grande produção de grãos para a América Latina e Caribe

Rentabilidade da soja chegou a 139% na safra 2012/13, afirma Cepea

Governo chinês aprova soja brasileira geneticamente modificada

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

ARTIGO: MOREIRA MENDES

Produção da cana-de-açúcar: Amazônia discriminada

Rubens Moreira Mendes Filho, deputado federal pelo PSD-RO e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), debate a plantação de cana-de-açúcar em áreas já degradas.
Leia a notícia


EXTENSÃO

Criação Alternativa e Tradicional de Coelhos
A cunicultura vem se destacando por ser um negócio lucrativo para os criadores de coelhos. A crescente demanda e o máximo aproveitamento do que é gerado pelo animal ao longo da cadeia produtiva garantem rentabilidade na produção. A capacitação oferecida pela SNA promove o conhecimento em técnicas alternativas e convencionais que priorizam a sustentabilidade do criador no mercado da carne e seus subprodutos.

Identificação de Plantas Medicinais
Em plena expansão, o mercado de fitoterápicos e plantas medicinais tem futuro promissor no Brasil. Os produtos formulados a partir de plantas medicinais representam 8% dos medicamentos comercializados no país e 15% da fatia internacional. Embora ainda não existam dados oficiais sobre o alcance do mercado interno, a estimativa da Associação Brasileira de Fitoterapia (Abfit) é de que ele movimente US$ 1 bilhão por ano.

Minhocultura
A criação de minhocas exige muito conhecimento e técnicas específicas para a garantia do sucesso da atividade. Para ajudar os produtores a otimizar a produção e a comercialização de húmus e minhocas, o curso oferece módulos que englobam desde o histórico da minhocultura até a análise de mercado, aspectos econômicos e clientela.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece através da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

agenda

17/06 a 21/06
FEICORTE 2013
Com perspectiva de receber mais de 25 mil visitantes este ano, a FEICORTE destaca-se como uma das principais feiras da cadeia produtiva bovina. Para ampliar a troca de experiências e conhecimento, durante os cinco dias da feira, estão programados 120 eventos paralelos que englobam reuniões, seminários, workshops, conferências, palestras e cursos, além de julgamentos e leilões de varias raças bovinas, com oferta de genética de ponta.

19/06 a 21/06
20ª Hortitec
Durante três dias de exposição, a Hortitec reúne interessados e produtores da área da horticultura, cultivo protegido e culturas intensivas. A 20ª edição da feira espera superar os números da edição passada, que contou com 370 empresas e mais de 25.500 visitantes.

19/06 a 22/06
Expo Brasil Chocolate 2013
O Centro de Convenções Frei Caneca será palco da 4ª edição do maior encontro da cadeia produtiva do chocolate. Produtores de Cacau, indústrias, entidades, chefs chocolatiers e confeiteiros, estudantes de gastronomia, artesãos e apaixonados por chocolate estarão reunidos durante quatro dias para uma troca de informações, aprendizado, difusão de novas técnicas e competições.

 

PUBLICAÇÕES

Destaques aNIMAL BUSINESS BRASIL

Brasil é o quarto maior produtor de suínos do mundo e um dos principais exportadores
O crescente investimento em tecnologia e pesquisas em melhoria genética colocaram o Brasil como um dos principais exportadores de carne suína com baixo teor de gordura. Técnicas de seleção, manejo e nutrição desenvolvidas nos últimos anos proporcionaram a diminuição de 30% de gordura, 10% de colesterol e 14% menos de calorias nos animais produzidos no país, tornando o setor cada vez mais atrativo para o mercado internacional.
Leia a matéria completa

Alta tecnologia na produção de pescado enriquecido com probióticos
O peixe é uma matéria-prima versátil. Contudo, o processamento se limita a produtos frescos ou congelados, enlatados, defumados, patês e empanados, em geral, com baixo aproveitamento da matéria-prima. Associado a isto, a alta perecibilidade do pescado tem estimulado a aplicação de tecnologias alternativas que podem aumentar a conservação e a oferta, além da diversificação de produtos derivados de pescado, e consequentemente aumentar o consumo dessa importante matéria-prima com proteína de alto valor biológico e de elevada digestibilidade.
Leia a matéria completa

Sustentabilidade é o novo campo para medicina veterinária
Profissionais da medicina veterinária veem o desenvolvimento sustentável como novo campo de atuação através de processos participativos e da busca por inovação biotecnológica. Segundo o professor Márcio Ricardo Costa dos Santos, um dos maiores especialistas no assunto, profissionais com conhecimento de técnicas de sustentabilidade terão maiores oportunidades, pois cada vez mais o mercado, principalmente internacional, exigirá produtos certificados e de origem sustentável.
Leia a matéria completa

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro
20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

 

Parceiros: