Compartilhe Facebook Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

 

SNA

SNA News
EDIÇÃO 010. 19/07/2013

 

Visite a SNA nas redes sociais:
Facebook Twitter

Breno Mesquita, da CNA: recursos do Funcafé ainda não chegaram aos produtores

Com 30% da safra de café colhida, os recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), da ordem de R$ 3,100 bilhões, ainda não chegaram às mãos do produtor. Segundo Breno Mesquita, presidente da Comissão Nacional do Café, da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), o Conselho Monetário Nacional já aprovou a divisão desses recursos, que deveriam chegar aos agentes financeiros a partir dessa semana..

Agentes de controle biológico são opção sustentável para combater a Helicoverpa armigera

Allysson Paolinelli se une a líderes do agronegócio para propor novo modelo de seguro rural

Brasil é uma das principais apostas da biotecnologia no mundo

ARTIGO: XICO GRAZIANO

Reino de Mapitoba

No passado, mandava o senhor medieval e cumpriam seus camponeses. Depois, com a tecnologia, passaram a imperar os agricultores capitalistas. Agora, na época financeira global, chegaram ao campo os produtores corporativos. Último degrau da gestão rural.

Mais notícias

Boletim Deagro: Agronegócio Brasileiro registra superávit de 7,9 bi em jun/13

Preços do café recuam 24% na Safra 2012/2013

 

 

Centro-Sul deve produzir 34 mi de t de cana em 13/14, prevê Unica

Exportações de arroz aumentam em junho e atingem 73,13 mil toneladas

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

EXTENSÃO

Criação de codornas para postura
Classificadas como animais de fácil manejo, as codornas apresentam um crescimento rápido e são consideradas muito produtivas. Apontada como uma atividade simples por não necessitar de um espaço amplo, a criação de codornas voltada para a comercialização de ovos é uma opção rentável com baixo custo para produtores. O programa apresenta os conceitos necessários para a criação, instalação, produção, manejo, higiene e abate de codornas para postura.

Viveiros I
Através do estudo dos principais critérios técnicos, o programa capacita interessados no cultivo de plantas através da construção de viveiros. Os viveiristas são aptos a selecionar e propagar espécies, variedades e local de produção de mudas em geral. Entre as atribuições dos profissionais, destacam-se o preparo do solo e substratos para plantio, manejo, trato cultural e elaboração do sistema de irrigação dos viveiros.

Caprinocultura de leite
A cadeia produtiva de leite de cabras vem se estabelecendo como uma atividade lucrativa e em expansão em todo o país. O aumento no consumo do leite e seus derivados impulsionou a produção brasileira que, segundo estimativa da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (Caprileite), teve crescimento de 30% em 2010. No programa, estão as principais características produtivas dos caprinos e os manejos alimentar, sanitário e reprodutivo.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece através da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

agenda

23 a 25/07
XIII Enfrute - Encontro Nacional sobre Friticultura de Clima Temperado
Organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuaria e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e o curso de agronomia da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), o evento, que acontece na cidade de Fraiburgo (SC), terá palestras de especialistas da área, exposição de pôsteres e debates.

18 a 21/07
Superleite 2013
Considerada a maior feira do setor de agronegócios do Centro-Oeste mineiro, a Superleite pretende reunir em um único evento toda a cadeia produtiva do leite da região de Pompéu (MG). Serão realizadas leilões, palestras, seminários e exposições que abordarão as novidades e tendências do segmento.

25/07
Fórum "Os desafios de uma safra de incertezas"
O fórum vai debater o cenário e as perspectivas de preços para a próxima safra de soja (2013/14), que sucederá uma temporada de produção e vendas recordes do grão. O evento faz parte do Projeto Soja Brasil, uma iniciativa do Canal Rural e da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil)

PUBLICAÇÕES

Destaques a LAVOURA

Castração Orgânica: 98% de eficácia e sem cirurgia
O método inovador promete realizar a castração animal através de injeções locais à base de papaína e ácido lático. Desenvolvido pelo médico veterinário Marcelo Vivacqua, a castração orgânica destaca-se pela rápida recuperação do animal, favorecendo o ganho de peso em menos tempo que o método convencional e a diminuição do desenvolvimento de processos inflamatórios. Por ter princípios ativos naturais, o produto aplicado não causa contaminação da carne e do meio ambiente.

Método reduz em até 50% a aplicação de agrotóxicos
A utilização de adjuvantes, substâncias que melhoram a eficácia de uma determinada fórmula de agrotóxicos, aliada à tecnologia de regulagem de pulverizadores, desenvolvida pelo IAC, de Campinas, permite que o produtor reduza em até 50% a necessidade de agrotóxico e água na pulverização.

Ovo: consumo com segurança
Para reduzir riscos de doenças e garantir a saúde dos consumidores, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) elaborou uma cartilha sobre "Boas práticas para Serviços de Alimentação", que orienta o trabalho de manipuladores de alimentos e amplia o conhecimento da população sobre a administração de itens como ovos. Considerada fonte de proteína de alta qualidade, o ovos necessitam de cuidados para armazenagem, higiene e consumo, como a conservação em local fresco e arejado e o cuidado com a validade indicada na embalagem.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro
20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

 

Parceiros: