Compartilhe Facebook Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

 

SNA

SNA News
EDIÇÃO 012. 02/08/2013

 

Visite a SNA nas redes sociais:
Facebook Twitter

Roberto Rodrigues assume a presidência da Academia Nacional de Agricultura

Dia 15 de agosto, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, atual diretor do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas, tomará posse na presidência da Academia Nacional de Agricultura. Na ocasião, Elizabeth Farina, José Milton Dallari, Luís Carlos Guedes Pinto e Sergio Franklin Quintella também assumirão suas cadeiras na entidade.

Crise alimentar foi tema de abertura do III Congresso Andav

Classificação de solos beneficia o trabalho direcionado em propriedades rurais

Setor de fitoterápicos sofre com a falta de mão de obra especializada e de investimento

Fábio Meirelles reivindica políticas públicas de longo prazo para a produção agrícola

Mais notícias

Agricultores da China, Índia e Brasil ganham com fim de cartel de potássio

Estudo identifica barreira a avanço do programa ABC no Norte e no Nordeste

 

Embrapa lança cultivar de maracujá silvestre BRS Pérola do Cerrado

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

EXTENSÃO

Bovinocultura de Corte
O correto manejo alimentar, sanitário e reprodutivo é fundamental para que produtores obtenham ganhos na criação e na produtividade dos bovinos de corte. O curso promove o conhecimento das principais características produtivas dos bovinos e das técnicas adequadas para a formação de plantel e ensina como fazer a escolha certa para as instalações necessárias. Serão abordados os métodos ideais para a criação, desde o aleitamento até a inseminação artificial, gestação e parição.

Helicicultura
O sucesso na comercialização da carne de escargots é determinado pela qualidade da produção atingida. A técnica criatória adotada, a rigorosa seleção das matrizes utilizadas e a forma de abate da produção influenciam na avaliação e alcance de uma produção com qualidade. O programa capacita produtores que buscam, no curto prazo, viabilizar seu negócio e investir no grande potencial de mercado de criação de escargots.

Caprinocultura de Corte
De acordo com a Embrapa, o mercado interno e externo demonstra tendência de crescimento para o consumo da carne de caprinos, tanto fresca quanto resfriada. Muito difundida no nordeste do país, a criação de caprinos de corte vem ganhando cada vez mais produtividade com as escolhas de raças, matrizes, reprodutores e instalações adequadas para cada região do país. O curso de Caprinocultura de corte, da SNA, irá orientar interessados em conceitos que vão desde a decisão do local ideal para o rebanho, criação e reprodução até os principais cortes e o mercado consumidor.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece através da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

agenda

05/08
12º Congresso Brasileiro do Agronegócio
De acordo com o Índice de Desenvolvimento em Transporte (IDT), o Brasil possui apenas 33% da infraestrutura desejável para atender as demandas de transporte de carga e logística. O congresso, que será realizado em São Paulo, pretende debater os impactos da deficiência brasileira em infraestrutura para o setor do agronegócio. Com o tema central “O Caminho da competitividade do agronegócio”, o congresso terá uma palestra inicial sobre logística e infraestrutura e quatro painéis que abordarão políticas essenciais, balanço das oportunidades, dificuldades do setor e a expansão da demanda.

02 a 04/08
Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural – Agrifam
Com objetivo de integrar o agricultor ao mundo da tecnologia e da informação e otimizar a produtividade nas produções da agricultura familiar, a feira, que acontece em Lençóis Paulista (SP), conta com mais de 200 expositores e espera um público de cerca de 35 mil visitantes. A estimativa da organização do evento é que, durante os três dias de feira, sejam movimentados um volume de R$ 18 milhões em negócios.

04 a 08/08
42º Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA
A edição 2013 do congresso, programada para ocorrer na Fábrica de Negócios, em Fortaleza (CE), abordará os desafios para o desenvolvimento rural sustentável através de conferências, palestras, mesas redondas e sessões técnicas com trabalhos de contribuição de associados e convidados. O congresso busca promover a troca de experiências entre profissionais de diferentes áreas de atuação e conhecimento.

PUBLICAÇÕES

Destaques a LAVOURA

Café: tecnologia reduz gastos com água
Através do uso do Sistema de Limpeza de Água Residuária (SLAR), produtores economizam em até 90% o volume de água necessário para o processamento de frutos do café. Ecologicamente correta, a nova tecnologia, desenvolvida pela Embrapa Café em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), tem baixo custo de instalação e manutenção, e promove a melhoria do produto.

Cultivo sustentável de rosas favorece exportação
A redução no uso de agrotóxicos e o controle alternativo de pragas aumentam a competitividade de produtores nacionais no mercado internacional. Com a tendência de consumo de produtos sem resíduos de agroquímicos, projetos que estão sendo desenvolvidos para Produção Integrada de Rosas buscam o manejo sustentável do solo, controle das pragas, o uso sustentável da água e a diminuição da adubação nitrogenada. Experimentos realizados pelo Núcleo Tecnológico Epamig Floricultura (Nutef) já demonstram resultados que comprovam a possibilidade do plantio sustentável de flores.

Abelhas são bioindicadoras de poluição
Os produtos apícolas podem ser usados como bioindicadores para monitoramento de impacto ambiental. Na busca pelo néctar e pólen das flores, as abelhas operárias entram em contato com microorganismos, produtos químicos e demais partículas que aderem ao seu corpo e podem revelar importantes informações sobre as condições aéreas do local.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro
20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

 

Parceiros: