Compartilhe Facebook Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

 

SNA

SNA News
EDIÇÃO 013. 09/08/2013

 

Visite a SNA nas redes sociais:
Facebook Twitter

Área agricultável brasileira encolhe 45 milhões de hectares em 20 anos

“A expansão de terras indígenas (TIs) e de unidades de conservação (UCs) no Brasil resultou na perda da área ocupada pela agricultura em 45 milhões de hectares, no período de 1985 e 2006”, afirmou Evaristo Eduardo de Miranda, pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e coordenador na Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais da Presidência da República. Nesse período, a redução foi de 12%, ou seja, de 374.934.797 hectares para 329.951.426 hectares.

Diretores da SNA avaliam medidas propostas pelo governo para amenizar crise cafeeira

FAEMG sobre novas regras para venda de queijo artesanal: ganham produtor, estado e consumidor

Diretor da SNA defende agenda de ações a longo prazo para o agronegócio nacional

Congresso da Abag defende um plano estratégico para o Brasil

Mais notícias

Estoque de suco de laranja brasileiro atinge máxima histórica

IBGE prevê safra nacional 16,1% maior em relação a 2012

 

Boletim Deagro: preços internacionais mostram volatilidade em julho

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

EXTENSÃO

Manejo e aplicação de agrotóxicos
O correto manuseio e aplicação de agrotóxicos ampliam a segurança física dos aplicadores, diminuem o risco de contaminação do ambiente, reduzem perdas de produtos e aumentam a qualidade de aplicação. A SNA capacita os trabalhadores no manejo de produtos químicos com eficiência, dentro das normas de segurança estabelecidas, promovendo a conscientização referente às questões ambientais, sociais e legais envolvidas. Os alunos estarão aptos a identificar os tipos de equipamentos certos para cada situação e a manipular, aplicar e descartar as embalagens de agrotóxicos.

Jardinagem I
Através do estudo dos principais conceitos técnicos e científicos sobre a formação de jardins, os interessados serão capazes de identificar plantas ornamentais e o processo necessário para o preparo de cada área e substratos usados na jardinagem. Entre os métodos abordados, estão as técnicas de propagação vegetativa, os tratos com manejo e cuidados essenciais e o controle de pragas e doenças.

Nutrição de Ovinos
Por terem um focinho afunilado, os ovinos possuem capacidade elevada de selecionar melhor a pastagem ao se alimentar. Essa característica física permite que os animais sobrevivam em áreas mais pobres, com menor disponibilidade de forragem. Porém, para que apresentem produtividade dentro do seu potencial, é necessário que produtores observem as exigências nutricionais corretas. O curso traz as informações mais importantes para a formulação de rações para ovinos de corte.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece através da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

agenda

08 e 09/08
Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central 2013
Com tema principal “A nova geração do Agro”, a edição deste ano da Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central, programada para ser realizada em Cuiabá (MT), reunirá estudiosos e executivos do agronegócio brasileiro para discutir assuntos determinantes para o futuro da produção de alimentos no mundo.

12 a 15/08
VIII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado
A oitava edição do congresso, que tem a missão de discutir e avaliar os diferentes cenários da produção sustentável de arroz irrigado, será realizada em Santa Maria (RS). O evento traz na programação palestras com especialistas da área e apresentação de trabalhos ligados ao tema.

12 a 16/08
Agroleite 2013
Com objetivo de gerar negócios e difundir o conhecimento da cadeia produtiva do leite, o Agroleite 2013, que acontece na cidade de Castro (PR), promove fóruns, seminário internacional e painel em que serão discutidos genética, alimentação, qualidade animal, qualidade do leite e tecnologias voltadas ao setor. A programação pretende evidenciar o potencial da produção da região, considerada a capital do leite no país, nos aspectos qualitativo e quantitativo.

PUBLICAÇÕES

Destaques a LAVOURA

Estábulos sem moscas
A infestação da Stamoxys Calcitrans, popularmente conhecida como “mosca dos estábulos", preocupa pecuaristas pelas grandes perdas que causa nos rebanhos. A detecção em currais, áreas de pastagens ou confinamento do rebanho pode ser vetor para hemoparasitas responsáveis por anemia e outras doenças nos animais. Segundo Fabiano Antonio Cadioli, professor da Faculdade de Medicina Veterinária da UNESP, a infestação indica um problema sanitário e demonstra que “há uma mudança no ambiente que favorece a reprodução do inseto”.

Bem-estar no pré-abate é importante no manejo
O manejo pré-abate de animais de produção tem sido muito discutido por especialistas da área. Porém, informações acerca desse assunto para pequenos ruminantes ainda são insuficientes, o que leva produtores de caprinos e ovinos a realizar o procedimento inadequado. O estresse pré-abate pode comprometer, de forma significativa, a qualidade da carne. Confira as etapas corretas para a realização do manejo adequado que antecede o abate.

Cuidados começam na semeadura
O cultivo de girassol vem despertando grande interesse como opção de diversificação nos sistemas de rotação em regiões produtoras de grãos, principalmente no cerrado brasileiro e em Mato Grosso. Com o uso da tecnologia correta de cultivo, o agricultor pode agregar renda e diversificar a propriedade.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro
20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: