Compartilhe Facebook Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 021. 03/10/2013

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Escassez de armazéns colabora para desperdício de 10% da safra brasileira
O Brasil vem desperdiçando em média 10% de toda a safra anual, problema causado pela falta de infraestrutura das estradas do país e, especialmente, pela escassez de armazéns. Faltam unidades para estocar entre 60 milhões e 80 milhões de toneladas e a capacidade atual destes estabelecimentos é de 70%, segundo Pedro Arantes, economista e analista de mercado da Federação de Agricultura do Estado de Goiás (Faeg). “Se considerarmos a armazenagem dentro das próprias propriedades, o estoque não chega a 10%”, pontua.

Ex-ministro da Agricultura contesta Código Florestal: ‘O Brasil não conhece os seus biomas’

Setor sucroenergético do norte fluminense enfrenta grave crise


‘Foco é levar também ao consumidor final aquilo que o agronegócio faz’, diz presidente da ABMR&A

Gilberto Zancopé: ‘O agricultor está capitalizado graças aos bons preços das commodities’

Mais notícias

Biodiesel: produção bate novo recorde com RS, GO e MT liderando oferta

Senado aprova MP que amplia capacidade de armazenamento de grãos do país

 

Demanda externa e baixa oferta para abate valorizam suíno vivo, mostra Cepea/Esalq

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA


EDUCAÇÃO

Galinha caipira
O curso tem como objetivo fazer com que os micros e pequenos empresários rurais tenham conhecimentos necessários para aumentar a produção de ovos e de carne das aves caipiras para venda. A programação aborda temas como planejamento e comercialização, criação de galinha caipira, reprodução e nutrição. O momento é oportuno, já que o mercado de ovos pretende aumentar o consumo brasileiro anual per capita (doméstico e industrial) de 161,5 unidades por habitante ao ano para 208 ovos nos próximos quatro anos.

Comportamento e adestramento básico para cães
O curso tem como objetivo oferecer conhecimentos na área de adestramento de cães, levando em conta que o mercado de animais domésticos é vasto no Brasil, ficando atrás apenas dos EUA. O curso aborda conceitos sobre comportamento e bem-estar, técnicas de correção de maus comportamentos e técnicas de treinamento de comandos, entre outros.

Nutrição de Caprinos
Hoje a caprinocultura no Brasil tem merecido destaque, com rebanho estimado em 14 milhões de animais, distribuído entre 436 mil estabelecimentos agropecuários, o que coloca o país em 18º lugar no ranking mundial de exportações. Temas como nutrientes e sistema de avaliação das exigências nutricionais e dos alimentos e elaboração de uma ração; hábitos alimentares e ingestão de alimentos; entre outros, fazem parte do programa do curso.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece através da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

agenda

08 a 10/10
46º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel
Com o tema “Tecnologias Limpas e Ecoeficiência”, o evento oferece a oportunidade de encontro entre técnicos nacionais e internacionais, além de promover o intercâmbio de conhecimento nas diversas áreas do setor de celulose e papel e apresentar inovações.

10 a 13/10
16ª Fiaflora ExpoGarden - Feira Internacional de Negócios de Paisagismo, Jardinagem, Lazer e Floricultura
O evento fará uma mostra de técnicas sobre decoração, lazer, plantas e flores ornamentais, gramados esportivos urbanos e residenciais, áreas especiais, entre outros. Haverá também uma exposição de paisagismo com soluções de design, a partir de pequenos espaços conjugados, elementos construtivos de decoração, mobiliário, iluminação, vegetação e tendências. Na parte internacional, serão apresentados produtos para jardinagem, paisagismo e lazer, e ainda empresas dos países que mantêm relações comerciais com o Brasil.

11 a 13/10
I Simpósio Internacional de Medicina Veterinária Preventiva
Sob o tema "Novas Tecnologias, Novos Desafios", o evento promovido pelo Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal da FCAV/Unesp pretende construir debate envolvendo os diferentes aspectos ligados à Medicina Veterinária Preventiva. O simpósio é direcionado a médicos veterinários, pós-graduandos, graduandos em medicina veterinária e demais interessados.

A LAVOURA

Destaques DESTA EDIÇÃO

Bezerras bem manejadas produzem mais
O manejo adequado de bezerras, em especial das futuras matrizes leiteiras, é a principal etapa do sistema de produção da cadeia leiteira. Até a desmama, após os 60 dias de vida, animais do gênero devem ser criados individualmente em bezerreiros, como casinhas, sistema muito usado em várias regiões produtoras do país. A individualização evita que animais sadios entrem em contato com bezerras doentes, possibilita o fornecimento de ração conforme a idade, previne comportamentos como a mamada cruzada entre animais e, por fim, aumenta a docilidade da espécie.

Barrados na entrada
A produção de carne bovina em confinamentos vem crescendo no Brasil e contribuído para consolidar o país como membro ativo do comércio mundial de proteína animal. Para manter o ritmo e até aumentar a produtividade, o cuidado e controle com a nutrição e a sanidade são peças-chave para o sucesso deste tipo de agronegócio.

Morango rastreado
Um novo tipo de morango certificado chega à mesa dos consumidores e não é do tipo orgânico. O cultivo segue rigorosamente quase 90 procedimentos das Normas Técnicas da Produção Integrada de Morango (PIMo), auditados para a concessão do selo Brasil Certificado. "Esse tipo de produção só encontra eco entre os produtores que aceitam desafios, que buscam algo diferenciado", afirma Fagoni Calegario, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: