Compartilhe Facebook Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 024. 24/10/2013

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Mercado de carne, leite e queijo de bubalinos pode atrair novos criadores
Embora não seja ainda uma franca concorrente à pecuária tradicional, a bubalinocultura tem se mostrado rentável, principalmente por causa da expansão comercial do mercado da carne de búfalo, além do queijo e do leite, itens mais conhecidos e já apreciados por muitos consumidores no Brasil. O animal se adapta facilmente a diferentes climas e regiões do país, porém, é no Norte onde há maior concentração da espécie: 720 mil, com destaque para o estado do Pará com mais de 460 mil cabeças.

Maior produção depende da expansão do setor elétrico

Produtores de café estocam grão à espera de recuperação dos preços

Pet South America: Negócios que envolvem animais de estimação devem crescer mais de 8% em 2013

Agronegócio é foco do 1º Fórum de Comunicação da ESPM em São Paulo

Mais notícias

Nordeste pode se tornar o maior exportador de animais em pé do país

Brasil precisa aumentar produção de trigo, afirma ministro da Agricultura

 

 

Governo lança programa para fortalecer produção agroecológica

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA


 

EDUCAÇÃO

Composição de Jardins Urbanos
A partir do estudo dos principais critérios técnicos e científicos sobre a composição de jardins urbanos, os alunos aprendem, entre outros assuntos, a fazer a escolha adequada de plantas para a área urbana, o arranjo espacial das plantas no ambiente, e influência das cores e das texturas no projeto.

Horta em pequenos espaços
A modalidade visa fundamentar o aluno quanto ao cultivo de hortaliças em sua própria casa, utilizando técnicas orgânicas no desenvolvimento de uma horta doméstica usando pequenos espaços.

Viveiros I
Através do estudo dos principais critérios técnicos, o curso capacita interessados no cultivo de plantas através da construção de viveiros. Os viveiristas ficam aptos a selecionar e propagar espécies, variedades e local de produção de mudas em geral. Entre as atribuições dos profissionais, destacam-se o preparo do solo e substratos para plantio, manejo, trato cultural e elaboração do sistema de irrigação dos viveiros.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece através da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

agenda

29 a 31/10
Pet South America 2013
Consolidada como a principal feira do setor pet e veterinário, a Pet South America, que acontece em São Paulo, tem como objetivo gerar negócios e criar uma plataforma de conteúdo técnico-científico inovador, atendendo aos importantes players deste mercado, que buscam soluções e novidades do segmento.

29/10 a 01/11
39º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeira
Promovido pela Fundação Procafé, em Poços de Caldas (MG), o evento traz o slogan Com boa tecnologia, mais café se anuncia. Durante os debates será discutida, principalmente, a necessidade de usar técnicas adequadas para alcançar boas produtividades nos cafezais, focando na economia de custos.

05 a 08/11
2º Seminário Baiano de Solos
Com o tema Solos: alicerce para a vida, o seminário tem como objetivo promover um debate em torno das relações do solo com a cidade, o campo e o ambiente. O evento é uma organização da ET Solos e do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da UESC (DCAA) e será realizado em Ilhéus (BA).

ANIMAL BUSINESS BRASIL

Destaques DESTA EDIÇÃO

Biotécnicas avançadas na reprodução de equídeos
Muitos avanços são notados em todas as áreas da reprodução dos equídeos, desde a avaliação seminal até a clonagem, o que implica em uma produção mais tecnificada, com resultados superiores. Estes avanços podem ser aproveitados tanto em animais de excelente qualidade genética e de esporte quanto para conservação de recursos genéticos e ampliação de plantéis nacionais com importância socioeconômica.

Boa qualidade da carne é a marca do futuro
O fortalecimento da economia brasileira nos últimos anos exigirá do setor pecuário investimentos ainda maiores para atender a demanda por carne e leite de qualidade. E será uma exigência que, certamente, crescerá no mesmo ritmo da classe média brasileira e da população mundial. A falta de um efetivo sistema de classificação de carcaças, por exemplo, é um dos atuais gargalos da produção de carne e os frigoríficos alegam que é preciso avançar neste aspecto.

Verdades e mentiras sobre os organismos geneticamente modificados
Da bioengenharia, que é uma ciência recente, nasceu a biogenética e dela os organismos (animais e vegetais) geneticamente modificados ou simplesmente OGM, criados para, entre outras funções, melhorar a produtividade e a resistência às agressões do meio. Mas interferir tão profundamente na natureza gerou e ainda gera medo, desconfiança e insegurança. Por isso, é importante conhecer os mitos e verdades que envolvem os OGMs.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: