Compartilhe Facebook Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 025. 31/10/2013

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Congresso de Agribusiness: presidente da Embrapa diz que segurança alimentar e nutricional é um desafio
Nas próximas décadas, a segurança alimentar e nutricional, o abastecimento de água e de energia, a preservação do meio ambiente e o combate à pobreza serão os grandes desafios da humanidade. A afirmação é do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes. Na opinião dele, para abastecer a crescente população mundial, “será necessário aumentar a produção de alimentos com segurança e qualidade, promovendo uma agricultura cada vez mais sintonizada com as três dimensões da sustentabilidade: econômica, ambiental e social”.

Mercado de cacau: do crime ‘bioterrorista’ à busca pela autossuficiência do Brasil

Projeto prevê aproveitamento de soro de leite em queijarias do país e exterior

Vera Thorstensen: Mercosul não acrescenta nenhum ganho ao Brasil

Governo quer aumentar mistura de biodiesel ao diesel mineral

Mais notícias

Lançado edital para reforma e construção de novos armazéns

PAM 2012: Valor da produção agrícola brasileira teve alta de 4,3% no ano passado

 

Incra: Georreferenciamento de propriedades rurais passa a ser digital

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA


 

EDUCAÇÃO

Manejo de Flores Tropicais
Assim como qualquer espécie vegetal, as flores tropicais e plantas ornamentais necessitam de cuidados na condução do cultivo e no manejo, como podas, necessidades hídricas e térmicas. O curso capacita interessados em produzir plantas ornamentais através de técnicas que permitem a identificação correta das condições climáticas, de ambiente e de manutenção para cada variedade, até o florescimento. Também aborda a forma correta de manejo e produção das espécies de Helicônias, Antúrios e Bouganville.

Minhocultura
A criação de minhocas exige muito conhecimento e técnicas específicas para a garantia do sucesso da atividade. Para ajudar os produtores a aperfeiçoar a produção e a comercialização de húmus e minhocas, o curso oferece módulos que englobam desde o histórico da minhocultura até a análise de mercado, aspectos econômicos e clientela.

Piscicultura I
Criar peixes parece uma tarefa fácil, mas a atividade demanda conhecimento técnico. Com o objetivo de auxiliar o aluno interessado pela prática, o curso transmite conhecimentos sobre o sistema de produção de peixes e sua comercialização, englobando tópicos como a escolha de local para o cultivo, estudo do ambiente aquático e cadeia alimentar, entre outros.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece através da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

agenda

05 a 07/11
16º Congresso da Abraves
A Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos promove o evento em Cuiabá (MT) com o intuito de discutir a suinocultura, um dos segmentos mais importantes do agronegócio brasileiro, e suas variadas vertentes.

06 e 07/11
2º Simpósio sobre Manejo de Plantas Daninhas no Nordeste
Pesquisadores, técnicos, professores, estudantes e produtores vão se reunir no evento da Embrapa, em Campina Grande (PB), com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e trocar experiências relacionadas ao manejo de plantas daninhas nas condições da região Nordeste.

05 a 11/11
BioTech Fair 2013 - 6ª Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustíveis
O evento, que acontece em São Paulo (SP), vai discutir o aproveitamento racional dos resíduos das indústrias, a agricultura e suas fontes de energias alternativas, colocando frente a frente técnicos e especialistas do Brasil e de outros países que utilizam esta tecnologia com sucesso.

A LAVOURA

Destaques DESTA EDIÇÃO

Acidificantes ganham espaço na alimentação animal
Na produção de aves e suínos, existe a necessidade de utilizar promotores alternativos de crescimento que sejam economicamente viáveis, sustentáveis e multifuncionais para o produtor. Diante disto, os acidificantes são usados com o intuito de potencializar a digestão e a absorção da dieta dos animais, principalmente em algumas fases críticas. Tal substância está inserida no grupo dos aditivos equilibradores da microbiota do trato gastrointestinal do animal, composto por ácidos orgânicos e inorgânicos.

Flores bem hidratadas
Para saber da quantidade de água que uma planta necessita, existem diversos métodos manuais e até mecânicos usados por cultivadores. No entanto, um equipamento portátil e de fácil manuseio desenvolvido pela Embrapa Instrumentação em São Carlos (SP), chamado de Wiltmeter, tem se mostrado vantajoso ao produtor no que diz respeito às táticas tradicionais. O aparelho é mais eficiente e sensível na hora de mensurar o conteúdo de água e a qualidade das folhas, por exemplo, de crisântemos no processo de pós-colheita.

Daninhas, inimigas da citricultura
Nos últimos anos, a citricultura de São Paulo sofreu intensa migração das regiões produtoras (Norte e Noroeste) para novas áreas ao sudoeste do estado, motivada pelas condições climáticas favoráveis que dispensam a irrigação e pelo baixo valor das terras. Também foi constatada menor incidência de doenças que possam interferir na prática. Em contrapartida, as chuvas periódicas e a elevada umidade relativa do ar no sudoeste paulista favorecem a ocorrência da Podridão Floral dos Citros (PFC).

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: