Compartilhe Facebook Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 034. 09/01/2014

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Café do Cerrado Mineiro conquista registro de Denominação de Origem
Em meio a um cenário de crise, que segundo previsões não deve apresentar melhora este ano, a cafeicultura brasileira ganha uma boa notícia. O Cerrado Mineiro acaba de receber do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o primeiro registro de Denominação de Origem (DO) do grão no país. O INPI já havia concedido o selo de Indicação de Procedência (IP) à região em 2005, uma das quatro que o café nacional possui, mas esta nova certificação é a primeira que prova o vínculo do produto com o meio ambiente.

Embrapa desenvolve programa que avalia problemas de pragas e falta de nutrientes nas lavouras

Mundo volta suas atenções para a agricultura familiar

Importação de fertilizantes segue em alta, mesmo com incremento da produção local

Agro 2014: um cenário menos positivo na opinião de especialista da SNA

Mais notícias

Infraestrutura e demarcação de terras indígenas são desafios para 2014, diz presidente da SNA

Soja pode levar Brasil a ter safra recorde de 200 milhões de toneladas

Desembolsos do BNDES para setor sucroalcooleiro cresceram 64% em 2013

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

ARTIGO: Alberto Figueiredo

Escassez de mão de obra nas fazendas leiteiras

A atividade primária de produção de leite de vaca tem passado por mudanças de estrutura produtiva no decorrer dos anos.
Leia a notícia


EDUCAÇÃO

Gestão Integrada de Resíduos Orgânicos
Através da aplicação de modelos de compostagem que usam biodigestores e composteiras, e da utilização de técnicas e tecnologias para manutenção de sistemas de tratamento de resíduos, a gestão integrada de resíduos orgânicos busca reduzir o impacto e a degradação no meio ambiente, e favorecer a reciclagem de lixo. O programa aborda, entre outros assuntos, conceitos e definições, instalações, tratamento, manejo, planejamento e destino para a produção.

Fruticultura
Através de técnicas e metodologias, o curso pretende fornecer informações práticas e científicas para o aprimoramento e a especialização de produtores de frutíferas no exercício da produção agrícola. O conteúdo é dividido em cinco grandes temas, que contemplam o processo de produção de frutas. São eles: formação do solo; manejo do solo; adubação e propagação de plantas; manejo de algumas frutíferas; manejo de pragas e doenças; e comercialização.

 

 

Cultivo de Cogumelos
Ricos em proteínas e vitaminas, os cogumelos comestíveis estão ganhando espaço na alimentação dos brasileiros e ampliando a demanda no mercado. Pouco explorada no Brasil, a atividade é considerada um negócio lucrativo para produtores por apresentar grande produtividade em pequenos espaços. Para a viabilidade do negócio, o interessado será capacitado a reconhecer e identificar desde as condições favoráveis para o início da produção das melhores espécies - local, clima, umidade - até a finalização para comercialização do produto.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece através da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Destaques A LAVOURA Nº 696

Respeito ao bem-estar
Como em todo tipo de produção animal atual - gado de corte, gado de leite, caprinos e ovinos, aves, suínos, peixes e até animais silvestres-, buscam-se o bem-estar e a ambiência dos animais. Na equideocultura, que compreende a criação de equinos, asininos e muares, o objetivo não é diferente, como contam especialistas do Núcleo de Estudos Em Ambiência Agícola e Bem-estar Animal (Neambe), da Universidade Federal do Ceará.

Rosas ganham produção integrada
Conheça as tecnologias que estão sendo desenvolvidas para reduzir a aplicação de defensivos agrícolas e adubos em rosas para controle de pragas e doenças.

Sistema muda conceito de plantio
Veja como um sistema desenvolvido pelo IAC, de Campinas, promete mudar o conceito de plantar cana-de-açúcar a partir da reprodução rápida de mudas, associando elevado padrão de fitossanidade, vigor e uniformidade de plantio.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: