Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 063. 31/07/2014

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Secretário de Política Agrícola do Mapa aponta desafios do agronegócio brasileiro

Escoamento eficiente da produção e fazer o dinheiro do financiamento chegar na hora certa às mãos do produtor rural são dois grandes desafios apontados pelo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Seneri Paludo. Segundo ele, levantamentos da Conab indicam que o Brasil deverá colher, nessa safra, cerca de 193 milhões de toneladas de grãos e a meta para a safra 2014/15, é que o país alcance os 200 milhões de toneladas. Para isso, explica, “prevemos um aumento da área plantada por volta de um milhão de hectares e, consequentemente, aumento da produtividade, o que nos leva a crer que provavelmente atingiremos 200 milhões de toneladas de grãos. Já acolhemos números similares e podemos, sem dúvida nenhuma, atingir essa cifra.”

Facebook Twitter

Morre o almirante Ibsen de Gusmão Câmara, vice-presidente da SNA
Facebook Twitter

Biotecnologia será fundamental na construção da agricultura multifuncional
Facebook Twitter

Fórum Nacional Sucroenergético: setor atravessa pior crise
Facebook Twitter

Etanol de milho: bom negócio para o Brasil
Facebook Twitter

Abelhas aumentam produção de algodão nas proximidades de matas nativas
Facebook Twitter

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Escândalo do frango na China pode favorecer o Brasil

Programa de ferrovias começa a superar principais indefinições

Agronegócio se mobiliza por desoneração de alimentos

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

EDUCAÇÃO

Nutrição de ovinos
O Brasil observa um crescimento substancial nos últimos anos no consumo de produtos de ovinos, em especial da carne de cordeiro. O curso Nutrição de Ovinos proporciona aos alunos o conhecimento de técnicas que atuam no aumento da qualidade da carcaça e no ganho de peso, o que promove o aumento da produtividade.

Avicultura de corte
Para reduzir perdas e diminuir riscos durante a criação de aves de corte, é fundamental adotar conceitos para planejar o local das instalações, seguir técnicas de manejo, nutrição e higiene. Esses estudos fazem parte do programa do curso de extensão que a SNA promove na Escola Wencesláo Bello, no Rio de Janeiro.

Camarão de água doce
A produção brasileira de camarões, hoje, é praticamente toda destinada ao mercado interno. Das 70 mil toneladas produzidas no ano de 2011, 99% foram destinadas ao consumo nacional. O curso de camarão de água doce da SNA pretende habilitar os alunos em todo o processo de criação comercial do camarão Macrobrachium rosenbergii.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece através da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

1° a 08 de agosto
Agrifam 2014
A feira, que acontece em Lençóis Paulista (SP), apresenta as novidades no setor de maquinários e implementos para pequenos e médios produtores, com o objetivo de integrar o agricultor ao mundo da tecnologia para aumentar a sua produtividade.

04 a 08 de agosto
Agroleite
O evento, que acontece em Castro (PR), tem o objetivo de apresentar novas tecnologias aplicáveis a todas as fases da cadeia do leite. São realizados fóruns, seminário internacional e painéis para se discutir genética, alimentação, qualidade animal e qualidade do leite.

05 a 07 de agosto
Feacoop
Além de poder fazer negócios, os agricultores encontrarão na Feira de Agronegócios Coopercitrus Sicoob Credicitrus novidades em tecnologia para o campo e, em especial, para culturas de cana-de-açúcar e grãos.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Versão para Tablet

Versão para Tablet

DESTAQUES aNIMAL BUSINESS BRASIL Nº 6

High Tech no apoio ao diagnóstico veterinário
A medicina veterinária brasileira está conseguindo acompanhar os grandes avanços internacionais em termos de métodos, sistemas e equipamentos. Hoje, estes progressos são considerados indispensáveis para um diagnóstico seguro, reduzindo tanto o risco quanto o tempo dos diferentes procedimentos e, às vezes, até mesmo o custo. No campo da hematologia, por exemplo, um hemograma completo pelo método antigo demorava muito e dependia demais da capacidade e do treinamento do técnico. Atualmente, com os equipamentos digitalizados, a precisão aumentou bastante e o tempo foi, drasticamente, reduzido.

Brasil diminui quantidade e melhora qualidade do Puro Sangue Inglês
Na América do Sul, o Brasil ocupa o segundo lugar na criação do cavalo Puro Sangue Inglês (PSI), atrás da Argentina. No entanto, no que se refere à qualidade, a criação brasileira está no mesmo patamar do vizinho, segundo opinião do advogado e criador de cavalos Flávio Obino Filho. Atualmente, diz o criador, não há mais espaço nos leilões para os cavalos de média qualidade. “É que os R$ 15 mil gastos, em média, para produzir um potro, dificilmente serão recuperados se ele não for de boa qualidade”, afirma.

Mel com biodiversidade
A cadeia apícola que envolve a criação de abelhas melíferas africanizadas tem crescido no país nos últimos 20 anos. No estado do Rio de Janeiro, um dos maiores centros consumidores de mel do Brasil, a apicultura reúne somente dois mil produtores, número insuficiente para atender a demanda interna, que supera 1,5 mil toneladas por ano. Na região metropolitana, é comercializado, principalmente, o mel da floração de eucalipto e laranjeira, vindo de outros estados. No entanto, a produção mais procurada é a dos apicultores fluminenses, principalmente por causa da qualidade, reconhecida pela isenção de resíduos de agrotóxicos.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: