Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 073. 09/10/2014

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Setor de ovos quer elevar consumo per capita em 9% e estimular exportações
A Semana do Ovo, organizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e pelo Instituto Ovos Brasil (IOB), pretende aumentar o consumo de ovos no País para 185 unidades/habitante neste ano, ante 168,72 unidades em 2013, um avanço de 9%, ainda assim inferior à média de 360 ovos por habitantes, no México, e ao consumo mundial, que é de 220 ovos per capita. A meta do setor é alcançar a marca de 200 ovos em 2015.

Facebook Twitter

Trigo é a única cultura em que o Brasil não é autossuficiente
Facebook Twitter

Apesar dos entraves, produzir leite orgânico compensa
Facebook Twitter

Presidente da SNA defende criação de política nacional para uso sustentável dos solos
Facebook Twitter

Novo app pode beneficiar 60 mil produtores de leite
Facebook Twitter

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Siga a SNA no LinkedIn

Fuga de cientistas afeta principais centros de pesquisa

Conab estima crescimento da produção brasileira de grãos em 2014/15

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 

Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

EDUCAÇÃO

Horticultura orgânica - Módulo I (Básico)
O objetivo do curso é fundamentar o aluno a implantar e manter uma horta orgânica, trabalhando os conceitos básicos que permitirão o cultivo de uma variedade de hortaliças. O produto orgânico não é somente aquele cultivado sem uso de adubos químicos e agrotóxicos. Trata-se do produto limpo, saudável, advindo de um sistema de cultivo que observa o cuidado com o meio ambiente.

Gestão integrada de resíduos orgânicos
Através da aplicação de modelos de compostagem que usam biodigestores e composteiras, além da utilização de técnicas e tecnologias para manutenção de sistemas de tratamento de resíduos, a gestão integrada de resíduos orgânicos busca reduzir o impacto e a degradação no meio ambiente. O programa aborda conceitos e definições, instalações, tratamento, manejo, planejamento e destino para a produção.

Identificação de plantas medicinais
Em plena expansão, o mercado de fitoterápicos e plantas medicinais tem futuro promissor no Brasil. Produtos formulados a partir de plantas medicinais representam 8% dos medicamentos comercializados no país e 15% da fatia internacional. Estimativa da Associação Brasileira de Fitoterapia (Abfit) é de que o mercado interno movimente US$ 1 bilhão por ano.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece através da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

14 a 17 de outubro
XVIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas
O evento, que acontece em Belo Horizonte (MG), abordará questões típicas das águas subterrâneas relacionadas aos aspectos físicos, econômicos e socioculturais do estado de Minas Gerais, mas sem perder o foco nacional. Haverá conferências, mesas redondas e apresentação de trabalhos técnicos e científicos.

15 de outubro
2ª Jornada de Palestras sobre Fruticultura - Palestra VII
Desde março de 2014, palestras e discussões sobre temas atuais relacionados à produção de frutas no Brasil são realizadas durante a jornada. O tema desta vez é Manejo Nutricional com uso de Adubo Verde. O evento acontece em Piracicaba (SP).

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Versão para Tablet

Versão para Tablet

DESTAQUES ANIMAL BUSINESS BRASIL N° 6

High Tech no apoio ao diagnóstico veterinário
A medicina veterinária brasileira está conseguindo acompanhar os grandes avanços internacionais em termos de métodos, sistemas e equipamentos. Hoje, estes progressos são considerados indispensáveis para um diagnóstico seguro, reduzindo tanto o risco quanto o tempo dos diferentes procedimentos e, às vezes, até mesmo o custo. No campo da hematologia, por exemplo, um hemograma completo pelo método antigo demorava muito e dependia demais da capacidade e do treinamento do técnico. Atualmente, com os equipamentos digitalizados, a precisão aumentou bastante e o tempo foi drasticamente reduzido.

Brasil diminui quantidade e melhora qualidade do Puro Sangue Inglês
Na América do Sul, o Brasil ocupa o segundo lugar na criação do cavalo Puro Sangue Inglês (PSI), atrás da Argentina. No entanto, no que se refere à qualidade, a criação brasileira está no mesmo patamar do vizinho, segundo opinião do advogado e criador de cavalos Flávio Obino Filho. Atualmente, diz o criador, não há mais espaço nos leilões para os cavalos de média qualidade. “É que os R$ 15 mil gastos, em média, para produzir um potro, dificilmente serão recuperados se ele não for de boa qualidade”, afirma.

Mel com biodiversidade
A cadeia apícola que envolve a criação de abelhas melíferas africanizadas tem crescido no país nos últimos 20 anos. No estado do Rio de Janeiro, um dos maiores centros consumidores de mel do Brasil, a apicultura reúne somente dois mil produtores, número insuficiente para atender a demanda interna, que supera 1,5 mil toneladas por ano. Na região metropolitana é comercializado, principalmente, o mel da floração de eucalipto e laranjeira, vindo de outros estados. No entanto, a produção mais procurada é a dos apicultores fluminenses, principalmente por causa da qualidade, reconhecida pela isenção de resíduos de agrotóxicos.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: