Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 074. 16/10/2014

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Após sair do ‘Mapa da Fome’, Brasil precisa vencer outros desafios até 2050, dizem especialistas
“Além de ser um grande produtor de alimentos, o Brasil é também um celeiro de conhecimento que precisamos levar para o campo, para tornar as propriedades produtivas e sustentáveis”. A afirmação foi feita por Alan Bojanic, representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU) para o Brasil, em palestra realizada dia 14 de outubro, em São Paulo, no Fórum Desafio 2050 – Unidos para Alimentar o Planeta (6º Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos). A iniciativa foi da FAO, Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).

Facebook Twitter

Brasil deve diversificar a pauta de exportações para China, afirma embaixador
Facebook Twitter

Biofortificados podem ser uma das soluções para insegurança alimentar no mundo
Facebook Twitter

Alimentos puxam a inflação nas últimas semanas
Facebook Twitter

USP: Brasil precisa investir R$ 1,09 trilhão em infraestrutura de transportes até 2030
Facebook Twitter

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diferença de renda entre campo e cidade diminui

Custos podem triplicar para combate a pragas

Demanda externa por carnes eleva os preços

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 

Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

EDUCAÇÃO

Avicultura de corte
Com o mercado de frango em expansão, levando em conta o fato de o preço do frango estar firme e as exportações em patamares altos, o curso é uma boa opção para quem deseja investir em um novo tipo de criação ou aprimorar a já existente. São abordados temas como as características gerais de uma ave, planejamento, instalações, manejo e higiene.

Criação de codornas para postura
Classificadas como animais de fácil manejo, as codornas apresentam um crescimento rápido e são consideradas muito produtivas. Apontada como uma atividade simples por não necessitar de um espaço amplo, a criação de codornas voltada para a comercialização de ovos é uma opção rentável com baixo custo para produtores. O curso apresenta os conceitos necessários para a criação, instalação, produção, manejo, higiene e abate de codornas para postura.

Viveiros I
Por meio do estudo dos principais critérios técnicos, o curso oferece capacitação profissional para o cultivo de plantas, especialmente diante da pretensão de aprender a construir viveiros. Os viveiristas são aptos a selecionar e propagar espécies, variedades e local de produção de mudas em geral. Entre as atribuições dos profissionais, destacam-se o preparo do solo e substratos para plantio, manejo, trato cultural e elaboração do sistema de irrigação dos viveiros.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece através da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

19 a 21 de outubro
21º Congresso Internacional do Trigo
Com o tema central “Desafios de Um Novo Tempo”, os organizadores do evento, que será realizado em Foz do Iguaçu (PR), espera receber em torno de 500 pessoas de vários países, entre produtores de trigo, dirigentes de moinhos, da panificação, das indústrias de derivados, representantes do governo e de entidades ligadas ao agronegócio.

19 a 24 de outubro
65º Congresso Nacional de Botânica
Botânicos da América Latina e de todo o mundo devem se reunir durante encontro que será realizado em Salvador (BA). O espaço reunirá estudantes e profissionais acadêmicos, além da sociedade em geral, que vão debater sobre o tema principal “Botânica na América Latina: conhecimento, interação e difusão”.

20 a 21 de outubro
14º Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Álcool
Considerado um dos mais importantes eventos do calendário mundial voltado para o setor de açúcar e etanol, o evento terá como foco os “Desafios e oportunidades: planejando para o futuro”. Ao todo são esperados mais de 700 diretores, executivos e empresários de 33 países envolvidos com o setor sucroenergético.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Versão para Tablet

Versão para Tablet

DESTAQUES a lavoura N° 691

Castração Orgânica: 98% de eficácia e sem cirurgia
Método inovador promete realizar a castração animal através de injeções locais à base de papaína e ácido lático. Desenvolvido pelo médico veterinário Marcelo Vivacqua, o procedimento se destaca pela rápida recuperação de mamíferos, favorecendo o ganho de peso em menos tempo que o método convencional, além da diminuição do desenvolvimento de processos inflamatórios. Por ter princípios ativos naturais, o produto aplicado não causa contaminação da carne e do meio ambiente.

Otimização: Menos consumo de energia, mais eficiência
Com baixo consumo de energia elétrica, maior eficiência de iluminação, vida útil mais longa e ecologicamente corretos, os LEDs vêm sendo utilizados em micropagação de espécies vegetais, como as frutas. Tais técnicas se mostram alternativas viáveis para a produção em massa de mudas de inúmeras espécies. Desde 2008, a Embrapa Clima Temperado realiza constantes estudos para otimizar a micropagação de espécies vegetais, a partir do uso de LEDs na sala de cultivo de plantas.

Ovo: consumo com segurança
Para reduzir riscos de doenças e garantir a saúde dos consumidores, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) elaborou uma cartilha sobre “Boas práticas para Serviços de Alimentação”, que orienta o trabalho de manipuladores de alimentos e amplia o conhecimento da população sobre a administração de itens como ovos. Considerada fonte de proteína de alta qualidade, os ovos necessitam de cuidados para armazenagem, higiene e consumo, como a conservação em local fresco e arejado e o cuidado com a validade indicada na embalagem.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: