Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 085. 06/01/2015

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Senadora Kátia Abreu entra para história ao ser primeira mulher a assumir Ministério da Agricultura

Senadora reeleita pelo Estado do Tocantins e agora presidente licenciada da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Kátia Abreu assumiu oficialmente a cadeira mais importante do setor agropecuário brasileiro nesta segunda-feira, 5 de janeiro, após solenidade de transmissão de cargo na sede do órgão, em Brasília (DF).

Facebook Twitter

Mais pesquisas, melhor infraestrutura e inclusão digital são metas do secretário Christino Áureo

Facebook Twitter

Complexo soja continuará crescendo em 2015 no País, prevê Abiove

Facebook Twitter

Impostos e redução do parque industrial dificultam exportação de produtos com valor agregado

Facebook Twitter

Aprosoja Brasil critica política nacional de defesa sanitária

Facebook Twitter

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Antonio Carlos assume o Ministério dos Transportes com foco na infraestrutura de ferrovias e rodovias

João Martins é o novo presidente da CNA

 

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Arborização Urbana
Cada vez mais as cidades investem no cultivo de árvores, até por questões de sustentabilidade ambiental. O curso é destinado a pessoas ou empresas que desejam aprender ou aperfeiçoar os conhecimentos necessários ao planejamento, implantação e manutenção de áreas arborizadas no meio urbano.

Boas práticas na manipulação de produtos orgânicos de origem vegetal
A necessidade de levar uma vida mais saudável tem feito com que muitos consumidores optem por produtos orgânicos. O setor está em forte expansão e aprender novas técnicas é importante para quem deseja entrar neste mercado. O curso fornece subsídios básicos para uma boa manipulação pós-colheita de vegetais.

Horticultura Orgânica - Básico
O produto orgânico tem conquistado os brasileiros em busca de uma alimentação mais saudável. Para incentivar essa mudança de hábito, o curso Horticultura Orgânica - Básico proporciona conhecimentos ao aluno sobre como implantar e manter este cultivo. São trabalhados temas como tipos de hortas, fatores climáticos, solos, estudos das culturas, plantio e adubação.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece através da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

21 a 23/01/2015
ShowTec 2015
O evento, que será realizado em Maracaju (MS), vem a cada ano se consolidando como um auxílio importante aos produtores rurais, que buscam inovações e conhecimentos aplicados diretamente aos seus negócios. A inovação tecnológica nas mãos do produtor rural continua sendo o foco principal da feira, que pretende expor mais de 500 tecnologias agropecuárias.

22/01 a 08/02/2015
32ª Festa da Uva e III Expo Vinhos de Jundiaí
Realizado em Jundiaí (SP), o evento completará, em 2015, 81 anos de história. São 32 edições da maior Festa da Uva do Estado de São Paulo, reconhecida em todo o Brasil. No programa estão atrações, como exposição e venda de frutas; exposição e venda de artesanato; espaço “Deguste Jundiaí”; praça de alimentação com pratos típicos, entre outros atrativos.

28 a 31/01/2015
17º Itaipu Rural Show
Desenvolvido no Centro de Treinamento e Difusão de Tecnologias, no quilômetro 580 da BR-282, em Pinhalzinho (SC), o evento tem como objetivo transferir tecnologias e investir no conhecimento do empresário rural, com participação das empresas produtoras de sementes de milho da região.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Versão para Tablet

Versão para Tablet

DESTAQUES ANIMAL BUSINESS BRASIL 8


Qatar é importador potencial de cavalos brasileiros da raça árabe (p. 6)
O agronegócio equestre brasileiro é responsável por gerar 3,2 milhões de empregos direitos e indiretos, com movimento de negócios na ordem de R$ 7 bilhões e exportações de cavalos vivos em torno de US$ 4 milhões. Com o terceiro maior rebanho de cavalos do mundo e posicionado como o segundo maior criador de cavalos da raça árabe, o Brasil vê no Qatar um parceiro com potencial ainda inexplorado no setor.

Compensa investir em melhoramento (p. 18)
Estima-se que cerca de 50% da pecuária brasileira ainda é "pré-histórica", ou seja, sem controle ou aporte tecnológico no tripé sanidade-genética-nutrição. Entretanto, o cenário está mudando aos poucos, até porque não há mais espaço para touros de produção duvidosa escolhidos a olho. Para desempenhar o papel de reprodutor, o animal deve passar por uma malha fina que comprove sua produtividade. Trata-se das Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs), uma avaliação das características genéticas economicamente mais importantes para a produção.

Alta tecnologia na produção de pescado enriquecido com probióticos (p. 45)
O interesse da indústria alimentícia pelo desenvolvimento de novos produtos com características especiais cresce impulsionado pela tomada de consciência dos consumidores em relação aos itens mais nutritivos, de alta aceitação sensorial, sob a alegação de serem mais saudáveis e ao mesmo tempo funcionais. No cenário dos chamados alimentos funcionais estão os probióticos, a exemplo dos produtos lácteos, que vêm dominando o mercado, assim como a maioria dos estudos sobre o tema.

 

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: