Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 092. 19/02/2015

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Lavouras transgênicas avançam no Brasil e já ocupam mais de 42 milhões de hectares

Desde 2003, ano da primeira legalização de um plantio de sementes de organismos geneticamente modificados (OGM) no Brasil, cada vez mais agricultores adotam e investem nessa tecnologia. Segundo o Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (ISAAA), em 2014, foram 42,2 milhões de hectares plantados com transgênicos. No ano passado, a taxa de adoção da soja transgênica alcançou 93%, do milho, 82% e do algodão e 66%.

Facebook Twitter

Brasil doou 46,1 mil de toneladas de alimentos para regiões de risco, informa ministro Milton Rondó

Facebook Twitter

Construção de barraginhas e lagos: soluções simples para tempos de crise hídrica

Facebook Twitter

Algodão: sistema que alerta sobre infestação de pragas ganha confiança do cotonicultor em MT

Facebook Twitter

Centro-Oeste atrai investimentos externos, mas logística ainda é problema

Facebook Twitter

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sistema de irrigação por gotejamento poderá ser alternativa na agricultura

Agricultores familiares já contrataram R$ 16,5 bilhões em sete meses de safra

 

Produção de sorgo é alternativa viável no período de poucas chuvas

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Horticultura III - Planejamento e produção
O aluno será capaz de planejar e organizar a produção de hortas para pequenos ou grandes espaços, considerando as expectativas de consumo de cada propriedade. O programa é voltado para alunos com conhecimento básico no assunto. Entre os temas abordados estão planejamento da produção, adequação, elaboração do projeto e sistemas de controle.

Piscicultura I e II
A criação de peixes nativos está em fase de acelerado crescimento e o setor oferece oportunidades de mercado promissoras. Com estes cursos, o aluno obtém qualificação sobre sistemas de produção de peixes e sua comercialização. Construção de tanques e viveiros, reprodução e engorda são alguns dos temas tratados.

Quintais funcionais
Os espaços disponíveis em terrenos residenciais estão sendo utilizados como locais para produção de alimentos e plantas medicinais. O curso busca promover novas estratégias para obtenção de renda e/ou segurança alimentar dos interessados. Os alunos estarão aptos, através do conhecimento de técnicas e métodos científicos, a otimizar espaços disponíveis e explorar o potencial produtivo das plantas.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

12 a 15/03/2015
39° Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil
Evento, que será realizado em Foz do Iguaçu (PR), traz o tema “Integração e Formação: Quem faz junto faz crescer”. De acordo com a organização, historicamente, os zoos e aquários brasileiros trabalham muito isolados de outras associações zoológicas no mundo, tendo poucas oportunidades de intercâmbio de conhecimento. E o encontro tem como objetivo unir os dois setores, entre outros.

20 a 29/03/2015
49ª ExpoConquista - Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista
A tradicional exposição, que será realizada na cidade baiana, serve como promotora econômica de agronegócio no Estado, ao propiciar grande afluência de público e incremento dos negócios agropecuários, comerciais, industriais, entre outros.

24 a 27/03/2015
ENETC$ 2015 – Encontro Nacional de Tecnologia para Segunda Safra / Show Safra BR 163
O evento deste ano, que será realizado em Lucas do Rio Verde (MT), trará o jornalista e economista Ricardo Amorim e do renomado empresário Abílio Diniz. Seu objetivo é disseminar, divulgar e difundir tecnologias, democratizar o conhecimento técnico, de mercado, apresentar as principais marcas e produtos para o preparo do solo até a colheita, além de debater os principais assuntos ligados ao setor do agronegócio.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Versão para Tablet

Versão para Tablet

DESTAQUES A LAVOURA 697

Balde cheio
Desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste para beneficiar, principalmente, a pecuária leiteira familiar, o programa Balde Cheio é fruto de esforço conjunto entre pesquisa e extensão para promover melhorias de manejo e gestão da propriedade. Iniciado em 1999, já é adotado por todos os Estados da Federação, exceto Roraima e Distrito Federal, beneficiando milhares de produtores de leite.

Morangos cultivados com amor e qualidade
Nova Friburgo é a única região produtora de morango do Estado do Rio de Janeiro. A área cultivada com a fruta está na terceira geração familiar e corresponde hoje a nove hectares, o equivalente a nove campos de futebol. O padrão de qualidade alcançado permitiu a competitividade com grandes Estados produtores no Brasil.

Manejo aéreo é desafio
As crescentes infestações de novas pragas e de espécies já comuns aos agricultores nas lavouras de milho, soja e algodão no Brasil - como a Helicoverpa armigera - têm motivado as empresas de pesquisa a concentrar esforços em alternativas de controle biológico e em mudanças no manejo, como a aplicação dos conceitos do MIP (Manejo Integrado de Pragas) e a utilização da área de refúgio em lavouras transgênicas.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: