Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 094. 05/03/2015

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Bloqueio de caminhoneiros reflete gargalos da logística e infraestrutura do País

O bloqueio dos caminhoneiros em diversas estradas do País, que continua em alguns pontos do Brasil, como na Região Sul, refletem os gargalos da infraestrutura e logística nacional. A principal reclamação da categoria gira em torno do alto custo do transporte rodoviário: combustível caro, altos impostos, pedágios com preços elevados, entre outros. E de quem é a responsabilidade?

Facebook Twitter

Setor de carnes traz oportunidades de negócios com a China

Facebook Twitter

Seminário do Agronegócio: desvalorização do Real deve beneficiar o setor

Facebook Twitter

Projeção para as safras de soja e milho volta aos níveis do início do ano

Facebook Twitter

Gerenciamento hídrico na suinocultura pode reduzir uso da água em até 50%

Facebook Twitter

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ANA e Embrapa fazem mapa da agricultura irrigada em território nacional

Rede e-Tec dá primeiro passo para democratizar educação no campo

 

Projeto recupera e transforma lagoas antigas em reservatórios em MG

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Avicultura de Corte
Com o mercado de frango em expansão, levando em conta o fato de o preço do frango estar firme e as exportações em patamares altos, o curso é uma boa opção para quem deseja investir em um novo tipo de criação ou aprimorar a já existente. São abordados temas como as características gerais de uma ave, planejamento, instalações, manejo e higiene.

Criação de codornas para postura
Classificadas como animais de fácil manejo, as codornas apresentam um crescimento rápido e são consideradas muito produtivas. Apontada como uma atividade simples por não necessitar de um espaço amplo, a criação de codornas voltada para a comercialização de ovos é uma opção rentável com baixo custo para produtores. O curso apresenta os conceitos necessários para a criação, instalação, produção, manejo, higiene e abate de codornas para postura.

Viveiros I
Por meio do estudo dos principais critérios técnicos, o curso oferece capacitação profissional para o cultivo de plantas, especialmente diante da pretensão de aprender a construir viveiros. Os viveiristas são aptos a selecionar e propagar espécies, variedades e local de produção de mudas em geral. Entre as atribuições dos profissionais, destacam-se o preparo do solo e substratos para plantio, manejo, trato cultural e elaboração do sistema de irrigação dos viveiros.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

12 a 15/03/2015
Feinco 2015 - Feira Internacional de Caprinos e Ovinos
Na edição de 2015 da feira, que transforma São Paulo (SP) na capital mundial da ovino-caprinocultura, serão mais de cem eventos paralelos e 4,2 mil animais de 20 raças diferentes. Trata-se da vitrine da cadeia produtiva do setor, principalmente com a programação desenvolvida em seus eventos paralelos, com destaque para o Congresso Internacional Feinco, a consagrada “Cozinha Interativa” e a “Alameda dos Criadores”.

12 a 15/03/2015
39° Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil
Com o tema “Integração e Formação: Quem faz junto faz crescer”, a intenção do encontro, que será realizado em Foz do Iguaçu (PR), é unir toda a cadeia envolvida, considerando que, historicamente, os zoos e aquários brasileiros trabalham muito isolados de outras associações zoológicas no mundo, tendo poucas oportunidades de intercâmbio de conhecimento.

17 a 19/03/2015
Geologia do Petróleo para não geólogos
Encontro de três dias, que será realizado no Rio de Janeiro, será voltado para profissionais de diversas formações (não geólogos), que atuam ou pretendem atuar na indústria do petróleo, como por exemplo, gerentes, advogados, investidores, profissionais, entre outros.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Versão para Tablet

Versão para Tablet

DESTAQUES A LAVOURA 695


Semeadoras: prontas para o próximo plantio (p. 30)
As máquinas agrícolas têm uma grande parcela de contribuição na obtenção dos bons resultados da agricultura brasileira, pois a tecnologia que está sendo agregada, pela indústria, tem proporcionado melhorias significativas no desempenho e na performance destes equipamentos.

Carta da Sobrapa: Impasse energético (p. 49)
Uma das características fundamentais de nossa civilização é a total dependência do uso sempre crescente de energia elétrica, e a compatibilização desse fato com a preservação do meio ambiente humano saudável constitui um problema colossal, uma vez que as principais formas de geração de energia hoje utilizáveis são claramente insustentáveis.

Semeadura direta: quando usar haste sulcadora e disco duplo em plantio direto (p. 53)
A luta para conservar o solo tem uma trajetória de sucesso no Estado de Paraná. Foram muitas as etapas vencidas pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), desde o seu início, em meados dos anos 1970. Primeiro, o controle da erosão, a construção das curvas de nível que estancaram as voçorocas; depois, a implantação do sistema de plantio direto. Entre os esforços para convencer o agricultor, destaca-se o “simulador de chuvas”, útil para mostrar o princípio da erosão: o impacto das gotas de chuva sobre a terra nua.


Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: