Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 101. 23/04/2015

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Custos mais caros: produtores rurais sentem impactos dos aumentos das tarifas de energia elétrica no País

Especialistas avaliam que, do ponto de vista econômico, o ano de 2015 está preocupante, especialmente para o produtor rural, devido ao aumento no custo da energia elétrica, dólar em alta que impacta nos preços de fertilizantes e de outros insumos importados e necessários à produção, além de outros fatores, como o clima adverso (seca prolongada e menos água para irrigação em alguns casos), elevação no valor do frete e falta de logística adequada e segurança.

Facebook Twitter

CI Orgânicos: SNA realiza em maio o 1º Fórum Orgânicos em Ação, Empreendedorismo e Mercado

Facebook Twitter

Com dólar em alta, despesas da lavoura de soja podem subir em torno de 30%

Facebook Twitter

MaToPiBa: produção de grãos em alta para os próximos anos

Facebook Twitter

Doma racional é opção para amansar gado de leite

Facebook Twitter

MAIS NOTÍCIAS

Nova tecnologia torna mais eficiente a aplicação de defensivos agrícolas

Governo ainda estuda se vai prorrogar Cadastro Ambiental Rural

CNAGRO contará com palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural e workshop sobre o Código Florestal

 

Governo flexibiliza regra de seguro-desemprego para produtores rurais

Nova janela de oportunidade para o biodiesel: mercados de uso autorizativo

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Jardinagem I e II
Cultivar plantas e flores é uma atividade que requer aprendizado específico para evitar perdas. O curso Jardinagem I apresenta o estudo dos principais critérios técnicos e científicos sobre a formação de jardins. Conceituação quanto ao ambiente, à área e aos substratos usados em jardinagem, plantas ornamentais e solos são alguns dos estudos proporcionados.

Hidroponia I e II
A primeira etapa do curso fundamenta o pequeno e médio investidor sobre como implantar o sistema hidropônico, destacando, entre outros pontos, o histórico e a utilização do plástico na agricultura; estruturas para climas diferenciados; modelos de estufas, etc.. O segundo módulo do curso capacita o investidor a produzir com qualidade e quantidade, visando inserir de forma competitiva o produto no mercado.

Nutrição de Caprinos
Hoje a caprinocultura no Brasil tem merecido destaque, com rebanho estimado em 14 milhões de animais, distribuído entre 436 mil estabelecimentos agropecuários, o que coloca o país em 18º lugar no ranking mundial de exportações. Temas como nutrientes e sistema de avaliação das exigências nutricionais e dos alimentos e elaboração de uma ração; hábitos alimentares e ingestão de alimentos; entre outros, fazem parte do programa do curso.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

27/04 a 01/05/2015
Agrishow 2015 - 21ª Feira Internacional de Tecnologia em Ação
Entre as três maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, a Agrishow é a única do Brasil que conta com a presença de pequenos, médios e grandes fabricantes durante as exposições. Durante o evento, que acontecerá em Ribeirão Preto (SP), será possível encontrar extensa variedade de produtos e serviços que atende a todos os produtores rurais, não importando o tamanho da propriedade e da cultura.

03 a 10/05/2015
81ª ExpoZebu
Envolvendo genética, tecnologia e negócios, a feira promovida todos os anos pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) será realizada no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Além de exposição e julgamentos de animais das raças zebuínas, leilões, shoppings, concurso leiteiro, dentre outras atividades técnicas, o evento reúne empresas de diversos segmentos, com destaque para aquelas que integram o setor produtivo do agronegócio.

04/05 a 06/05/2015
13º Congresso Internacional do Leite
Promovido pela Embrapa Gado de Leite, atualmente o Congresso é um dos maiores eventos da cadeia produtiva do leite no País, que visa discutir questões relacionadas à sustentabilidade e à competitividade da atividade leiteira no Brasil e nos trópicos. O objetivo é otimizar a lucratividade e elaborar uma agenda de políticas para o fortalecimento do agronegócio do leite em território nacional, além de debater o cenário da pesquisa nesta área, no Brasil e no mundo.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Versão para Tablet

Versão para Tablet

DESTAQUES ANIMAL BUSINESS BRASIL 5


Raças de cavalos criadas no Brasil
Uma das perguntas mais difíceis de serem respondidas, de forma imparcial e isenta é “qual a melhor raça de cavalos?”. Cada uma, selecionada pela mão do homem para suprir as necessidades específicas e necessárias em determinado momento, tem sua função e utilidade. Grande discussão ainda cerca o meio equestre de todo o mundo sobre o que é raça de cavalo. (p. 7)

Brasil apresenta vantagens insuperáveis para investidores do agronegócio
Ex-ministro da Agricultura, embaixador da FAO/ONU para o Cooperativismo e coordenador de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas, engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues aponta as vantagens que o Brasil oferece para os investidores do agronegócio, como tecnologia tropical avançada, disponibilidade de terras e produtores rurais mais modernos. "Temos três vantagens competitivas que nenhum outro país ou continente tem", diz ele. (p. 34)

Aquicultura como promotora de desenvolvimento local
A produção de peixes, algas, moluscos, crustáceos, tartarugas, rãs, entre outras espécies, cresce a cada ano. A criação de peixes de água doce se destaca na aquicultura mundial, seguida pela de moluscos e crustáceos. Pesquisa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que quase 30% dos produtores de animais aquáticos do País têm na aquicultura sua principal atividade. (p. 44)



Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: