Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 103. 07/05/2015

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Entidades do agronegócio comemoram Plano de Defesa Agropecuária

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Abreu, entregou à presidenta Dilma Rousseff nesta quarta-feira, 6 de maio, o Plano de Defesa Agropecuária 2015/2020 (PDA), que define estratégias e ações para os próximos cinco anos, com o intuito de evitar e combater as pragas nas lavouras e doenças nos rebanhos brasileiros. A intenção do órgão é promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio, garantindo a preservação da vida e da saúde dos seres humanos e dos animais, a segurança alimentar e o acesso aos mercados.

Facebook Twitter

​P​rodução sustentável pode reduzir uso de agro​tóxicos​

Facebook Twitter

Green Rio 2015​​: SNA vai debater qualidade, tecnologia e inovação d​e orgân​icos​

Facebook Twitter

Casos de mormo alerta​m​ para necessidade de melhorias ​n​a equideocultura brasileira

Facebook Twitter

Elevação do custo do boi magro pode ser entrave para os confinadores de bovinos

Facebook Twitter

ABIC acredita que abastecimento do setor no Brasil será apertado em 2015

Facebook Twitter

MAIS NOTÍCIAS

Cultivo de algodão em consórcios agroecológicos traz benefícios econômicos e ambientais no campo

2º Cnagro terá curso sobre utilização de drones e VANTs na agricultura

Governo prorroga por um ano a inscrição no Cadastro Ambiental Rural

Após 10 anos de pesquisa, Embrapa lança fertilizante orgânico para todos os tipos de cultivos

Estudo mostra que é possível conciliar recuperação florestal e expansão agrícola

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Bovinocultura de corte
O correto manejo alimentar, sanitário e reprodutivo é fundamental para que produtores obtenham ganhos na criação e produtividade dos bovinos de corte. O curso promove o conhecimento das principais características produtivas dos bovinos, as técnicas adequadas para a formação de plantel e a escolha certa para as instalações necessárias. Serão abordados os métodos ideais para a criação, desde o aleitamento até a inseminação artificial, gestação e parição.

Helicicultura
Voltado para profissionais interessados na produção de escargots, o curso oferece uma ampla visão sobre anatomia, fisiologia, nutrição e manejo do animal. A introdução traz a classificação zoológica, diferenças entre as espécies, histórico sobre o consumo e importância econômica. Já o último módulo é dedicado às regras de comercialização do escargot, com ênfase nos índices zootécnicos.

Horticultura Orgânica - Básico
O produto orgânico tem conquistado os brasileiros em busca de uma alimentação mais saudável. Para incentivar essa mudança de hábito, o curso básico de horticultura orgânica proporciona conhecimentos ao aluno sobre como implantar e manter este cultivo. São trabalhados temas como tipos de hortas, fatores climáticos, solos, estudos das culturas, plantio e adubação.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

11 a 13/05/2015
16° Agrocafé - Simpósio Nacional do Agronegócio Café
As exigências do mercado do café guiam conceitos modernos e sustentáveis e, diante disso, o encontro, que será realizado em Salvador (BA), pretende atingir estes objetivos, abordando temas importantes para continuar o crescimento do consumo e melhorar a renda de toda a cadeia cafeeira.

12 a 16/05/2015
Agrobrasília 2015
Feira de tecnologias e negócios agropecuários, voltada aos empreendedores rurais de diversos portes, com a apresentação de inovações tecnológicas para os diferentes segmentos do agronegócio brasileiro. Será realizada em Brasília (DF), uma região reconhecida nacionalmente pelo papel desempenhado na ocupação agropecuária do Cerrado, especialmente pelo pioneirismo e a geração e uso de técnicas de sucesso.

20 a 23/05/2015
6º Agronegócio Brasil - Feira de Fornecedores para o Agronegócio
O evento, que acontecerá no município paranaense de Irati, tem como objetivo estimular e promover a geração e realização de negócios, por meio da apresentação e exposição de empresas fornecedoras de equipamentos, produtos, tecnologias, insumos e serviços para agricultura, pecuária, e demais setores da cadeia que abrangem a produção animal e vegetal.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Versão para Tablet

Versão para Tablet

DESTAQUES ANIMAL BUSINESS BRASIL 12

O mito do colesterol no ovo
As dúvidas sobre a qualidade do ovo para o consumo humano permanecem durante muito tempo, contudo, após vários anos de estudos científicos em diferentes universidades e centros de pesquisas, as evidências foram contrárias, comprovando que os efeitos da concentração de colesterol de certos alimentos (ovos, por exemplo) nos níveis do colesterol sanguíneo são pequenos e clinicamente insignificantes.

Melhoramento genético high-tech
Há pouco tempo, ninguém seria capaz de imaginar que, em um programa de auditório em televisão aberta, um participante seria desafiado mediante procedimentos científicos e de laboratório. Hoje, contudo, não é incomum que apresentadores de sucesso “organizem o circo” no qual, juntamente com a plateia aos brados, desafiam um possível progenitor, que parece estar entregue aos leões – ou seria aos ratinhos: “faz DNA?”. Sem dúvida, isto é pesquisa científica aplicada como poucas vezes se vê.

Produção intensiva de camarão branco utilizando sistema de bioflocos
Nas últimas décadas houve uma escassez da oferta de alimento de origem aquática, principalmente nos países em desenvolvimento, com isso, a produção mundial de camarões apresentou um crescimento considerável. Entretanto, paralelamente com este crescimento, surgiram alguns problemas relacionados à poluição de águas, por meio da emissão de efluentes sem tratamento, crescente demanda por farinha e óleo de peixe utilizados na formulação de rações e também a disseminação de doenças.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: