Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 104. 14/05/2015

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Adiado para junho, anúncio do Plano Safra 2015/16 causa expectativas para agricultores

O anúncio oficial do Plano Agrícola e Pecuário 2015/2016 – o Plano Safra -, programado para 19 de maio, foi adiado para a data provável de 3 de junho, “dependendo da agenda da presidente Dilma Rousseff”, segundo a assessoria de comunicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Nos corredores do governo, em Brasília, especulam-se que o atraso se deve ao processo de ajuste fiscal pelo qual o País está atravessando neste momento. A intenção seria esperar por um cenário mais definido, o que pode fazer com que o anúncio do PAP seja feito só no final do mês que vem e não no início.

Facebook Twitter

​Com transgênicos, Brasil será autossuficiente em trigo, afirma diretor da SNA

Facebook Twitter

‘Ranicultura em Rede’ expande discussões sobre produção e comércio de carne de rã no País

Facebook Twitter

Genética provada melhora ganho econômico, ambiental e social na pecuária

Facebook Twitter

Novidade no campo: abatedouro móvel de suínos já pode ser adquirido por produtores

Facebook Twitter

Produção e venda de máquinas agrícolas sofrem queda no Brasil, aponta Anfavea

Facebook Twitter

MAIS NOTÍCIAS

Produtores de queijo artesanal melhoram a renda com adoção de novas tecnologias

Tocantins apresenta grande potencial de expansão do Matopiba

Registro de defensivos vai ficar três vezes mais rápido

Agricultura de precisão avança, mas mão de obra é escassa

Brasil pode colher 202 milhões de toneladas de grãos

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Manejo e aplicação de agrotóxicos
O curso capacitar produtores rurais no manejo e aplicação de defensivos agrícolas com eficiência, dentro das normas de segurança, bem como promover a conscientização referente às questões ambientais, sociais e legais envolvidas.

Manejo reprodutivo de bovinos
Prevenir doenças, atender exigências nutricionais nas diversas fases da vida reprodutiva do animal e explorar seu potencial genético são funções do manejo reprodutivo. O curso capacita o aluno a escolher reprodutores e matrizes, a praticar a inseminação artificial nos animais, além de apresentar os cuidados necessários durante a gestação e o parto.

Quintais funcionais
Os espaços disponíveis em terrenos residenciais estão sendo utilizados como locais para produção de alimentos e plantas medicinais. O curso busca promover novas estratégias para obtenção de renda e/ou segurança alimentar dos interessados. Os alunos estarão aptos, através do conhecimento de técnicas e métodos científicos, a otimizar espaços disponíveis e explorar o potencial produtivo das plantas.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

20 a 23/05/2015
6º Agronegócio Brasil - Feira de Fornecedores para o Agronegócio
O evento, que acontecerá no município paranaense de Irati, tem como objetivo estimular e promover a geração e realização de negócios, por meio da apresentação e exposição de empresas fornecedoras de equipamentos, produtos, tecnologias, insumos e serviços para agricultura, pecuária, e demais setores da cadeia que abrangem a produção animal e vegetal.

25 a 28/05/2015
37ª Semana da Citricultura e 46° Dia do Citricultor e 41ª Expocitros
O encontro, que será realizado em Cordeirópolis (SP), reunirá citricultores, pesquisadores, agrônomos, consultores, estudantes para debater este segmento importante do agronegócio brasileiro.

27 a 29/05/2015
Zootec 2015
O evento pretende promover ampla discussão sobre o papel do zootecnista como força motriz para o desenvolvimento de produtos e tecnologias compatíveis com as demandas dos mais diversos sistemas de produção animal do País. O encontro, que acontecerá em Fortaleza (CE), será destinado a estudantes, profissionais, professores, pesquisadores, empresários e produtores rurais.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Versão para Tablet

Versão para Tablet

DESTAQUES ANIMAL BUSINESS BRASIL 12

Produção Integrada traz mais qualidade e segurança para frutas e verduras
Muitos produtores e consumidores ainda não sabem, mas o Sistema de Produção Integrada (PI-Brasil), desenvolvido pela Coordenação de Produção Integrada da Cadeia Agrícola do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (CPIA/DEPROS/SDC/Mapa), é um meio de produzir alimentos seguros para o consumo, com menor impacto ambiental, maior responsabilidade social e rastreabilidade garantida. (p. 8)

Ovinos: criatório organizado aumenta a produção de cordeiros
A crescente valorização da carne ovina vem fomentando a otimização dos negócios para produzir mais e melhores animais em menor tempo. O mercado consumidor, principalmente na região Sudeste, já está atento para a peculiaridade do sabor desta carne e por isso a demanda vem crescendo. Para tornar o processo de reprodução ovina o mais eficiente possível, a Embrapa Pecuária Sul (RS) propõe que o ovinocultor lance mão de recursos simples, porém muito eficazes. (p. 10)

Arroz colorido: mais cor, sabor e saúde no seu prato
Famoso pela sua parceria com o feijão, o arroz ocupa espaço na alimentação de 84% da população brasileira, segundo dados do IBGE. O tipo mais consumido é o arroz branco polido. O problema é que ele é, justamente, o mais pobre em nutrientes. Mas, a boa notícia é que existem opções bem mais saudáveis e “coloridas”, que podem substituir o tradicional arroz branco de cada dia, como os arrozes: integral, preto, vermelho e selvagem, além de outras espécies. (p. 18)


Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: