Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 116. 06/08/2015

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Eficiência da agricultura brasileira é reverenciada mundialmente, afirma Aldo Rebello

As atenções do mundo estão voltadas para os setores de energia e produção de alimentos, seja pelo crescimento da população ou pela melhora da renda, o que exige aumento da produção e da produtividade e requer confiança jurídica e credibilidade. A declaração foi feita pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebello, na abertura do 14º Congresso Brasileiro do Agronegócio, evento que reuniu autoridades, especialistas, empresários e profissionais do setor em São Paulo, nesta segunda-feira, 3 de agosto.

Facebook Twitter

‘Brasil é capaz de integrar as cadeias produtivas’, avalia presidente da Embrapa

Facebook Twitter

Aprosoja cobra definições sobre novo modelo de seguro rural para produtor

Facebook Twitter

Alberto Figueiredo aprova edital do governo que visa agilizar o CAR no Semiárido

Facebook Twitter

Brasil vai enfrentar dificuldades na safra de verão, afirmam analistas

Facebook Twitter

Ataque de Helicoverpa trouxe lições após dois anos do 1º caso no País

Facebook Twitter

MAIS NOTÍCIAS

Agropecuária brasileira sustenta o País, mas ainda enfrenta desafios

Biotecnologia contribui para ganho de produtividade

Goiás: Controle do mormo e cadastro de equídeos exigem mais eficácia

Dificuldade de crédito impacta no setor de maquinários

Asiáticos estocam grãos e preocupam o Brasil

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Criação alternativa e tradicional de coelhos
A cunicultura vem se destacando por ser um negócio lucrativo para os criadores de coelhos. A crescente demanda e o máximo aproveitamento do que é gerado pelo animal ao longo da cadeia produtiva garantem rentabilidade na produção. A capacitação oferecida pela SNA promove o conhecimento em técnicas alternativas e convencionais que priorizam a sustentabilidade do criador no mercado da carne e seus subprodutos.

Identificação de plantas medicinais
Em plena expansão, o mercado de fitoterápicos e plantas medicinais tem futuro promissor no Brasil. Os produtos formulados a partir de plantas medicinais representam 8% dos medicamentos comercializados no país e 15% da fatia internacional. Embora ainda não existam dados oficiais sobre o alcance do mercado interno, a estimativa da Associação Brasileira de Fitoterapia (Abfit) é deque ele movimente US$ 1 bilhão por ano.

Minhocultura
A criação de minhocas exige muito conhecimento e técnicas específicas para a garantia do sucesso da atividade. Para ajudar os produtores a otimizar a produção e a comercialização de húmus e minhocas, o curso oferece módulos que englobam desde o histórico da minhocultura até a análise de mercado, aspectos econômicos e clientela.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

11 a 12 de agosto de 2015
8º Brasil AgrochemShow
O evento, que acontecerá em São Paulo (SP), deve contar com a participação de fabricantes, traders de defensivos agrícolas da China e Índia interessados em parcerias comerciais no Brasil, além de representantes de empresas ligadas ao agronegócio do Brasil, Paraguai, Argentina, Estados Unidos, Europa, entre outros países.

12 a 15 de agosto de 2015
4ª Semana Tecnológica do Agronegócio
A STA é uma iniciativa que reúne especialistas do agronegócio e produtores para debater sobre as novas tecnologias do mercado, que contribui para impulsionar a produtividade e a qualidade agrícola do Espírito Santo e Minas Gerais. O encontro será realizado no município de Santa Teresa (ES).

18 a 22 de agosto de 2015
8º Simpósio Internacional sobre Cogumelos no Brasil
O SICOG tem como objetivo oferecer o intercâmbio científico, tecnológico e cultural entre as cadeias produtivas relacionadas aos cogumelos comestíveis e medicinais, com a finalidade de auxiliar o agricultor na expansão da produção, registros e comercialização de cogumelos no Brasil. O evento acontecerá em Sorocaba (SP).

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES A LAVOURA 698

Os desafios da aplicação aérea de defensivos agrícolas (p. 18)
“As restrições ao uso da pulverização aérea de defensivos agrícolas partem de uma visão errônea de que esta técnica apresenta maior risco do que as demais, quando tecnicamente todas as formas de aplicação de defensivos apresentam um potencial de risco”, afirma Ulisses Antuniassi, engenheiro agrônomo e professor titular do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agrárias da Unesp-Botucatu (SP).

Manejo 4C: Quatro medidas corretas que potencializam a eficiência (p. 24)
Diante dos avanços na demanda mundial por alimentos, dos impactos ambientais e das necessidades energéticas crescentes, surgem discussões sobre as novas tendências sustentáveis de produção agrícola. São propostas desafiadoras, já que preconizam a produção de alimentos em harmonia com o homem e o ambiente. Aplicar a fonte certa, na dose certa, na época certa, e no lugar certo (4C) é o fundamento das Boas Práticas para Uso dos Fertilizantes (BPUFs), necessárias para o manejo sustentável da nutrição das plantas e para o aumento da produtividade das culturas.

Destino correto de embalagens deixa campo mais limpo (p. 35)
Dados recentes mostram que mais de 90% das embalagens plásticas primárias (aquelas que entram em contato direto com o produto) são devolvidas pelos agricultores brasileiros nas mais de 400 unidades de recebimento, presentes em 25 Estados e no Distrito Federal. Índices como esses colocam o Brasil na posição de referência mundial no assunto, ao destinar percentualmente mais embalagens plásticas do que os países que possuem sistemas semelhantes.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: