Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 117. 13/08/2015

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Mapa cria Fórum das Entidades Representativas do Agronegócio

A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) é uma das 21 instituições participantes do recém-criado Fórum das Entidades Representativas do Agronegócio (Ferab). O órgão foi constituído em Brasília, no último dia 13 de agosto, pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, com o objetivo de discutir e avaliar as ações do Mapa, colaborando para que possam atender, de maneira eficaz e direta, às principais demandas do meio rural.

Facebook Twitter

Enaex 2015: Brasil precisa melhorar logística e exportar com valor agregado

Facebook Twitter

Reivindicações dos distribuidores de insumos serão entregues ao Mapa

Facebook Twitter

Diretor da SNA comenta novo modelo de contratação do seguro rural

Facebook Twitter

Pecuária: redução do rebanho nos EUA deve favorecer Brasil, avalia CNA

Facebook Twitter

Adubação biológica reduz custos e eleva produtividade no campo

Facebook Twitter

MAIS NOTÍCIAS

Dilma Rousseff e Kátia Abreu inauguram Escola Nacional de Gestão Agropecuária

‘Mormo pode não apresentar sintomas’, alerta especialista

Custo de produção da soja apresenta aumento, aponta Embrapa

Produtor reclama de acesso difícil a crédito

Agronegócio aumenta exportação para compensar queda de preços

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

 

 

EDUCAÇÃO

Helicicultura
Voltado para profissionais interessados na produção de escargots, o curso oferece uma ampla visão sobre anatomia, fisiologia, nutrição e manejo do animal. A introdução traz a classificação zoológica, diferenças entre as espécies, histórico sobre o consumo e importância econômica. Já o último módulo é dedicado às regras de comercialização do escargot, com ênfase nos índices zootécnicos.

Hidroponia I e II
A primeira etapa do curso fundamenta o pequeno e médio investidor sobre como implantar o sistema hidropônico, destacando, entre outros pontos, o histórico e a utilização do plástico na agricultura; estruturas para climas diferenciados; modelos de estufas, entre outros. O segundo módulo do curso capacita o investidor a produzir com qualidade e quantidade, visando inserir de forma competitiva o produto no mercado.

Manejo de flores tropicais
O Brasil possui vantagens para produção de flores e plantas ornamentais por sua disponibilidade de áreas. Neste curso, o aluno aprende a conduzir a plantação em condições de ambiente controlado, obtém conhecimentos em substratos, fertilização e irrigação.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

25 a 28 de agosto de 2015
Fenasucro & Agrocana 2015
A 23ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética, que acontece em Sertãozinho (SP), tem como foco debater os negócios do segmento com os seguintes setores: agrícola, fornecedores industriais, processos industriais, transporte e logística, e energia.

25 e 26 de agosto de 2015
6º Simpósio de Gestão do Agronegócio
Entre vários assuntos a serem discutidos, o encontro, que será realizado em Maringá (PR), vai debater temas como “O profissional de Zootecnia e o agronegócio”; “O que o mercado espera dos futuros profissionais?”; “O agronegócio e o desenvolvimento econômico sustentável”; e a “Gestão de pessoas na atividade agropecuária”. Durante o simpósio também acontecerá, simultaneamente, a 6ª Mostra de Trabalhos Científicos.

27 e 28 de agosto de 2015
1º Encontro dos Produtores Rurais de Campinas e Região
O evento debaterá temas atuais como: atuação dos países para manter a área rural próxima aos centros urbanos, que hoje é tendência mundial; implementação de políticas públicas inovadoras para permanência da atividade no entorno das cidades; gestão de recursos hídricos na área rural e as oportunidades e tendências de comercialização, incluindo a exportação. Ainda apresentará casos de sucesso de produtores sobre produção, agregação de valor aos produtos e organização para processamento e comercialização.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES A LAVOURA 698

Laboratório vai à fazenda (p. 12)
Laboratórios móveis para promover a sanidade animal em regiões distantes, inacessíveis e/ou com poucos recursos foram desenvolvidos pelo Instituto Biológico (IB-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e pela empresa A.R.G. O objetivo é difundir o conhecimento, reconhecer enfermidades e dar suporte para aumentar a oferta de proteína à população.

Informatização impede a entrada de pragas exóticas (p. 36)
Pesquisadores informatizam as análises de risco de pragas associadas às principais culturais de interesse do agronegócio brasileiro, a partir da criação de dois sistemas integrados - o BD Pragas e o WikiPragas. Eles foram desenvolvidos pela Embrapa Informática Agropecuária para o Departamento de Sanidade Vegetal (DSV), da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Milho + Brachiaria: investimento mínimo, máximo retorno (p. 38)
Na nova tecnologia, o milho safrinha e a Brachiaria ruziziensis são semeados simultaneamente na mesma operação. Este manejo pode elevar a produtividade da soja cultivada em sucessão e cultivo do milho safrinha em até 20%.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: