Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 122. 17/09/2015

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Ajuste fiscal: Antonio Alvarenga defende redução da máquina pública

“Enquanto o governo não fizer seu dever de casa, reduzindo drasticamente suas despesas, não há como falar em novos impostos, mesmo que sejam temporários.” A afirmação é do presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, Antonio Alvarenga, ao avaliar as medidas do programa de ajuste fiscal, anunciadas no último dia 15 de setembro, pela equipe econômica do governo federal.

Facebook Twitter

Diretor da SNA avalia abertura da China ao mercado de lácteos do Brasil

Facebook Twitter

Safra de grãos 2014/15 bate recorde de 209,5 milhões de toneladas

Facebook Twitter

Pesquisadores pedem agilidade no combate a três novas pragas

Facebook Twitter

Setor de agroquímicos sofre queda de 25% nas vendas

Facebook Twitter

Pupunha é opção de renda para agricultura familiar

Facebook Twitter

MAIS NOTÍCIAS

Produção agropecuária cresce 1% em 2015 e supera R$ 473 bi

PIB do agronegócio recua 0,15% no primeiro semestre

Plano de armazenagem da Conab fica no papel

Brasil produz 725 milhões de dúzias de ovos e bate recorde

Terceiro maior produtor de algodão, Brasil procura crescimento na produção

Vendas de máquinas mantêm forte recuo

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Cultivo de plantas medicinais
O curso fornecerá conhecimentos teóricos e práticos para produção ecomercialização de plantas medicinais, que vão desde sua importância econômica, passando por ensinamentos sobre constituição e preparo do solo, adubação, controle de pragas e doenças até tipos de embalagens para a venda do produto.

Nutrição de bovinos
A alimentação é um dos pontos mais importantes para o sucesso da bovinocultura, pois, além de promover desenvolvimento adequado dos animais, influencia diretamente no sistema imunológico dos bovinos. O curso oferece capacitação aos interessados em formular rações.

Suinocultura
A carne suína ganha mais espaço na mesa dos brasileiros e o consumo anual parra de oito quilos por pessoa para 20 quilos, o que deixa o setor otimista. No curso, o aluno conhecerá técnicas economicamente viáveis à produção industrial de suínos e noções de administração em suinocultura.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

28/9 a 1/10/2015
9º Congresso Brasileiro de Agroecologia
Evento, que será realizado em Belém (PA), vai promover o debate em torno de grandes temas que serão desenvolvidos no âmbito da perspectiva agroecológica, em distintas escalas; promover uma reflexão acadêmica em torno dos temas estratégicos na construção do conhecimento agroecológico em território amazônico, em todas as dimensões envolvidas (econômicas, sociais e ambientais); entre outros assuntos.

9/10 a 10/10/2015
2º Seminário de Adequação Socioeconômica e Ambiental em Propriedades Rurais
Encontro, que acontecerá em Jaboticabal (SP), traz em seu conteúdo programático assuntos voltados para perícia técnica em propriedades rurais; termo de ajustamento de conduta em propriedades rurais; apresentação de trabalhos científicos, técnicos e de extensão; tecnologia dos drones; a importância do solo nas propriedades rurais; apresentação de trabalhos científicos, técnicos e de extensão; uso e ocupação do solo na constituição federal; entre outros.

20/10 a 24/10/2015
Agroleite Castrolanda 2015
Durante evento, que será realizado no município de Castro (PR), serão promovidos fóruns, seminário internacional e painel para se discutir genética, alimentação, qualidade animal, qualidade do leite e tecnologias voltadas ao setor. Haverá também um espaço para agricultura, suinocultura e ovinocultura.

19 a 20/11/2015
I Congresso de Zootecnia de Precisão
O Instituto Oswaldo Gessulli promove, entre os dias 19 e 20 de novembro de 2015, em Florianópolis (SC), o I Congresso de Zootecnia de Precisão. O evento, trazido da Bélgica, é inédito no Brasil e tem por objetivo difundir novos conhecimentos, pesquisas de ponta e debater os avanços proporcionados pelo uso das tecnologias de Zootecnia de Precisão nos sistemas de produção animal.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES A LAVOURA 696


Apicultura: serviço valoroso (p. 24)
A polinização feita por animais é responsável por algo em torno de 35% dos alimentos consumidos mundialmente. Entre eles destacam-se as abelhas, que polinizam cerca de 80% dos cultivos comerciais. Neste caso, são mais de 20 mil espécies (só de abelhas), contribuindo, em maior ou menor grau, com a produção agrícola e a conservação da agrobiodiversidade em diferentes países.

Equideocultura: respeito ao bem-estar (p. 28)
Como em todo tipo de produção animal atual - gado de corte, gado de leite, caprinos e ovinos, aves, suínos e peixes, ou até mesmo animais silvestres – seus criadores buscam o bem-estar e um ambiente propício para a vida dos animais. Na equideocultura, que compreende os equinos, asininos e muares, também existe a procura pela adequação da criação destes animais às leis de bem-estar e aos princípios da ambiência.

Floricultura: rosas ganham produção integrada (p. 32)
Os mais importantes desafios enfrentados no cultivo da roseira estão relacionados com o controle de pragas e doenças, que podem depreciar seus botões. Para tanto, tecnologias vêm sendo desenvolvidas para reduzir a aplicação de defensivos agrícolas e adubos, por meio de estudos sobre o manejo integrado e controle biológico de pragas, doenças, adubação verde e adubos orgânicos, que podem ser produzidos pelo próprio produtor, no cultivo destes tipos de flores.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: