Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 124. 01/10/2015

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Diretor da SNA analisa novo programa ‘Leite Saudável’

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vão investir R$ 387 milhões no programa “Leite Saudável”, até 2019. Lançado no último dia 29 de setembro pela ministra Kátia Abreu, seu objetivo será promover a ascensão econômico-social de 80 mil produtores rurais, melhorando a competitividade do setor lácteo no País.

Facebook Twitter

Safra 2015/16 deverá superar 209 milhões de toneladas

Facebook Twitter

ABPA: novas regras para trânsito de suínos são necessárias, avalia Rui Vargas

Facebook Twitter

Pragas quarentenárias são os maiores desafios da fruticultura brasileira

Facebook Twitter

Alta do dólar impacta moinhos de trigo no Brasil

Facebook Twitter

Embrapa e Unicamp utilizam dispositivos móveis para capacitação

Facebook Twitter

MAIS NOTÍCIAS

Mapa online destaca iniciativas sustentáveis na pecuária brasileira

Mercado brasileiro de orgânicos deve movimentar R$ 2,5 bi em 2016

Problema de resistência a herbicidas passa pela desinformação

Bahia é um dos melhores lugares do Brasil para investimentos agropecuários

Brasil deverá colher 42,15 milhões de sacas de café em 2015

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Horticultura III - Planejamento e Produção
O aluno será capaz de planejar e organizar a produção de hortas para pequenos ou grandes espaços, considerando as expectativas de consumo de cada propriedade. O programa é voltado para alunos com conhecimento básico no assunto. Entre os temas abordados estão planejamento da produção, adequação, elaboração do projeto e sistemas de controle.

Piscicultura I e II
A criação de peixes nativos está em fase de acelerado crescimento e o setor oferece oportunidades de mercado promissoras. Com estes cursos, o aluno obtém qualificação sobre sistemas de produção de peixes e sua comercialização. Construção de tanques e viveiros, reprodução e engorda são alguns dos temas tratados.

Quintais Funcionais
Os espaços disponíveis em terrenos residenciais estão sendo utilizados como locais para produção de alimentos e plantas medicinais. O curso busca promover novas estratégias para obtenção de renda e/ou segurança alimentar dos interessados. Os alunos estarão aptos, através do conhecimento de técnicas e métodos científicos, a otimizar espaços disponíveis e explorar o potencial produtivo das plantas.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

9 e 10/10/2015
2º Seminário de Adequação Socioeconômica e Ambiental em Propriedades Rurais
Encontro, que acontecerá em Jaboticabal (SP), traz em seu conteúdo programático assuntos voltados para perícia técnica em propriedades rurais; termo de ajustamento de conduta em propriedades rurais; apresentação de trabalhos científicos, técnicos e de extensão; tecnologia dos drones; a importância do solo nas propriedades rurais; apresentação de trabalhos científicos, técnicos e de extensão; uso e ocupação do solo na constituição federal; entre outros.

20 a 22 /10/2015
WinterShow 2015 - Excelência em Cereais de Inverno
O encontro terá palestras com especialistas; apresentação de novidades em trigo, cevada, aveia e canola; dinâmica de máquinas agrícolas; participação de empresas de insumos para agricultura. Seu público alvo será produtores rurais, agrônomos, pesquisadores, cooperativas, Instituições de pesquisa agrícola, indústrias que utilizam cereais de inverno como matéria-prima e estudantes de Agronomia ou de cursos de Técnico Agrícola.

21 e 22/10/2015
BeefExpo 2015
O evento, que será realizado em Foz do Iguaçu (PR), reunirá conhecimento, relacionamento, festa, palestras de gestão e inovação tecnológica no mesmo ambiente, além dos maiores pecuaristas do Brasil e da América Latina, para discutir a pecuária do futuro.

19 a 20/11/2015
I Congresso de Zootecnia de Precisão
O Instituto Oswaldo Gessulli promove, entre os dias 19 e 20 de novembro de 2015, em Florianópolis (SC), o I Congresso de Zootecnia de Precisão. O evento, trazido da Bélgica, é inédito no Brasil e tem por objetivo difundir novos conhecimentos, pesquisas de ponta e debater os avanços proporcionados pelo uso das tecnologias de Zootecnia de Precisão nos sistemas de produção animal.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES A LAVOURA 607


Balde Cheio (p. 14)
Desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste para beneficiar, principalmente, a pecuária leiteira familiar, o programa Balde Cheio é fruto de esforço conjunto entre pesquisa e extensão para promover melhorias de manejo e gestão da propriedade. Iniciado em 1999, já é adotado por todos os Estados da Federação, exceto Roraima e Distrito Federal, beneficiando milhares de produtores de leite.

Morangos cultivados com amor e qualidade (p. 26)
Nova Friburgo é a única região produtora de morango do Estado do Rio de Janeiro. A área cultivada com a fruta está na terceira geração familiar e corresponde hoje a nove hectares, o equivalente a nove campos de futebol. O padrão de qualidade alcançado permitiu a competitividade com grandes Estados produtores no Brasil.

Manejo aéreo é desafio (p. 32)
As crescentes infestações de novas pragas e de espécies já comuns aos agricultores nas lavouras de milho, soja e algodão no Brasil - como a Helicoverpa armigera - têm motivado as empresas de pesquisa a concentrar esforços em alternativas de controle biológico e em mudanças no manejo, como a aplicação dos conceitos do MIP (Manejo Integrado de Pragas) e a utilização da área de refúgio em lavouras transgênicas.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: