Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 125. 08/10/2015

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Ministério da Agricultura, de Katia Abreu, absorve Pesca e Aquicultura

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) foi extinto após anúncio da reforma ministerial, feito no último dia 2 de outubro pela presidente Dilma Rousseff. Agora, as atividades do órgão foram incorporadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Facebook Twitter

Brasil avançará na economia de baixo carbono, garante Carlos Klink

Facebook Twitter

Exportações de café podem fechar ano sem recorde

Facebook Twitter

Consumidores conscientes impulsionam mercado de orgânicos

Facebook Twitter

Produção de carne ovina pode ser mais rentável que a bovina

Facebook Twitter

Apelo nutricional favorece mercado de nozes e castanhas

Facebook Twitter

MAIS NOTÍCIAS

Energias renováveis serão responsáveis por 26% da produção elétrica em 2020

Exportações brasileiras de milho ainda podem atingir recorde

Nova técnica da Embrapa permite obter plástico biodegradável em minutos

Contrabando de defensivos corresponde a 20% do mercado nacional

R$ 150 milhões de crédito são destinados à agricultura familiar fluminense

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Bovinocultura de corte
O correto manejo alimentar, sanitário e reprodutivo é fundamental para que produtores obtenham ganhos na criação e produtividade dos bovinos de corte. O curso promove o conhecimento das principais características produtivas dos bovinos, as técnicas adequadas para a formação de plantel e a escolha certa para as instalações necessárias. Serão abordados os métodos ideais para a criação, desde o aleitamento até a inseminação artificial, gestação e parição.

Camarão de água doce
Os valores de produtividade da atividade variam de acordo com a situação climática regional e com o tipo de sistema de cultivo empregado. Geralmente, a produção varia entre 1.000 a 3.000 quilos por hectare por ano. O curso da SNA apresenta estudos sobre o ciclo biológico natural do animal e o ciclo biológico em cativeiro, entre outros.

Gestão integrada de resíduos orgânicos
Por meio da aplicação de modelos de compostagem que usam biodigestores e composteiras, além da utilização de técnicas e tecnologias para manutenção de sistemas de tratamento de resíduos, a gestão integrada de resíduos orgânicos busca reduzir o impacto e a degradação no meio ambiente. O programa aborda conceitos e definições, instalações, tratamento, manejo, planejamento e destino para a produção.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

28 e 29/10/2015
1º DroneShow Latin America
Em 2015, o Brasil ganha sua primeira feira dedicada especialmente à tecnologia dos veículos não-tripulados (vants) ou drones, para fins comerciais (não recreativos). A DroneShow Latin America, que será realizada no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), terá como foco os conteúdos dos cursos e palestras para esclarecer pontos importantes sobre o potencial e os limites dos drones, além de seu uso em diversos setores, como na agricultura de precisão.

30/10 e 1/11/2015
5º Simleite - Simpósio Nacional de Bovinocultura Leiteira
O encontro, que será realizado em Viçosa (MG), pretende dar continuidade ao processo de difusão de tecnologias e aumentar o intercâmbio de informações na área de produção de bovinos leiteiros e ciência e de tecnologia de leite e seus derivados.

20 a 24/10/2015
Agroleite 2015
O evento, que acontecerá no município de Castro (PR), tratará de assuntos relacionados à cadeia leiteira, tendo como complemento a exposição de animais, torneio leiteiro, clube de bezerras, leilão, dia de campo e dinâmica de máquinas. Durante o encontro também serão realizados fóruns, seminário internacional e painel para se discutir genética, alimentação, qualidade animal, qualidade do leite e tecnologias voltadas ao setor. Haverá ainda um espaço para a agricultura, suinocultura e ovinocultura.

19 a 20/11/2015
I Congresso de Zootecnia de Precisão
O Instituto Oswaldo Gessulli promove, entre os dias 19 e 20 de novembro de 2015, em Florianópolis (SC), o I Congresso de Zootecnia de Precisão. O evento, trazido da Bélgica, é inédito no Brasil e tem por objetivo difundir novos conhecimentos, pesquisas de ponta e debater os avanços proporcionados pelo uso das tecnologias de Zootecnia de Precisão nos sistemas de produção animal.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES A LAVOURA 687


Vinhos, tradição e modernidade (p.14)
Um dos principais segredos de um bom vinho é o “assemblage”, ou seja, o percentual de cada tipo de uva em sua composição final. O “assemblage” é sempre diferente em cada safra, tendo em vista que, anualmente, as características das uvas são diferentes conforme o clima e época da colheita, que interfere no resultado final, após sua maturação e fermentação.

É tempo de pensar na silagem (p. 44)
O plantio de milho, cana e das diversas gramíneas, na primavera para o verão, permite ao produtor planejar o fornecimento de comida para os períodos rigorosos do ano. A melhor forma de preservar o alimento é ensilando, pois evita a perda de peso em tempos de escassez de pasto.

Cooperativas mostram força no campo com exemplo de boas práticas (p. 47)
Fomentar boas práticas é fundamentar para pautar um futuro de sucesso no Brasil, reconhecido internacionalmente pelo seu potencial para ser o celeiro do mundo. Algumas cooperativas brasileiras já aderiram à ideia e demonstram engajamento à causa, apresentando resultados sensíveis na valorização da educação e sustentabilidade no campo.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: