Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 129. 05/11/2015

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Intenção de 3 Estados de cobrar ICMS sobre exportação de soja e milho gera polêmica

A intenção dos governos de Tocantins, Goiás e Mato Grosso de cobrar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para exportações do milho e da soja, nos respectivos Estados, vem causando polêmica no setor. O tema foi alvo de uma reunião da Câmara Setorial da Soja do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no último dia 28 de outubro, em Brasília.

Facebook Twitter

Falta de qualificação, insumos e pesquisas dificulta o trabalho de produtores orgânicos

Facebook Twitter

Setor privado analisa pontos das propostas brasileiras para COP 21

Facebook Twitter

Brasil deve fechar 2015 com recuperação de mil nascentes em áreas rurais

Facebook Twitter

Energia limpa: setor de biomassa ganha força no País

Facebook Twitter

Demanda estimula criação de frangos e galinhas caipiras

Facebook Twitter

MAIS NOTÍCIAS

Empresas brasileiras de frutas buscam relações comerciais com a União Europeia

Mais da metade da malha viária brasileira apresenta problemas, aponta CNT

Abiove eleva previsão de safra de soja do Brasil 2015/16 para 98.6 milhões de toneladas

Açúcar dispara em outubro e usinas brasileiras aproveitam

Divulgado plano de contingência para prevenir praga

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Caprinocultura de corte
A cadeia produtiva de leite de cabra é uma atividade lucrativa e em expansão em todo o país. O aluno aprenderá sobre as principais características produtivas dos caprinos, manejo alimentar, sanitário e reprodutivos dos animais.

Cultivo de cogumelos
Ainda pouco explorada no Brasil, a atividade é considerada lucrativa para produtores por apresentar grande produtividade em pequenos espaços. Para a viabilidade do negócio, o interessado será capacitado a reconhecer e identificar desde as condições favoráveis para o início da produção das melhores espécies - local, clima, umidade - até a finalização para comercialização do produto.

Noções básicas sobre agricultura orgânica
A fim de fornecer subsídios iniciais para a primeira fase de um empreendimento em produção orgânica de vegetais, os estudos oferecidos pela SNA abordam desde as técnicas de produção e manejo de pragas até as normas relacionadas à atividade.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

18/11/2015
1º Encontro de Viveiristas do Estado de Goiás
O encontro, que será realizado em Anápolis (GO), pretende oferecer aos participantes as principais tendências de mercado e do setor, atualizadas, sempre focando nos assuntos que estão em voga no momento, muitos deles demandados pelos próprios viveiristas. Além das palestras, serão promovidos debates sobre os temas abordados, com o objetivo de unir o setor e promover o consenso sobre o assunto, muitas vezes polêmico.

24 a 26/11/2015
13º Seminário Nacional Milho Safrinha
Objetivo do encontro, que acontecerá em Maringá (PR), é apresentar e discutir avanços técnico-científicos relacionados ao cultivo do milho safrinha, o cenário e as tendências, bem como apontar soluções para os principais entraves à evolução do cultivo deste grão tanto no Paraná quanto em outras regiões do Brasil. O intuito também é promover o intercâmbio de conhecimentos relacionados às “Práticas Culturais e Produtividade de Milho Safrinha”.

26/11/2015
Summit Agronegócio Brasil 2015
Com o tema “Dos Negócios do Campo até o Campo dos Negócios”, o encontro do setor de carnes, que acontece em São Paulo (SP), contará com importantes palestrantes, tais como Alan Bojanic (FAO/ONU); Alexandre Corrêa Abreu (presidente do Banco do Brasil); Blu Putnam (chefe economista do Chicago Mercantile Exchange); Carlos Fávaro (ex-presidente da Aprosoja-MT e vice-governador do Estado); Decio Zylbersztajn (engenheiro-agrônomo e professor da USP); entre outros.

 

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES a LAVOURA 698

Soro: do descarte à produção de renda (p. 13)
Projeto internacional, que pesquisa aproveitamento de soro de leite de pequenas queijarias, reúne instituições do Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai e Austrália para dar maior competitividade e sustentabilidade a pequenas queijarias por meio do aproveitamento do soro de leite, proveniente da produção de queijos. O soro de leite tem alto potencial de agregação de valor na elaboração de coprodutos entre os quais o “whey protein”, isolado e hidrolisado proteico, queijo tipo ricota, bebidas lácteas, e até para a agroenergia.

Irrigação mais barata (p. 14)
Desoneração, que incentiva irrigação e aumenta rentabilidade do agronegócio, visa atenuar as oscilações climáticas e incentivar a rentabilidade do agronegócio. Para tanto, o Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento (Reidi) determinou desconto de 9,25% na aquisição de equipamentos, serviços e materiais de irrigação. O desconto é possível graças à suspensão do recolhimento do PIS/Pasep e Cofins, que correspondem, respectivamente, a 1,65% e 7,6% de contribuição.

Os desafios da aplicação aérea de defensivos agrícolas (p. 18)
“As restrições ao uso da pulverização aérea de defensivos agrícolas partem de uma visão errônea de que esta técnica apresenta maior risco do que as demais, quando tecnicamente todas as formas de aplicação de defensivos apresentam um potencial de risco”, afirma Ulisses Antuniassi, engenheiro agrônomo e professor titular do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agrárias da Unesp-Botucatu (SP).

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: