Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 130. 12/11/2015

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Mercado de biodefensivos deve crescer 20% até 2020

“Os altos investimentos no desenvolvimento de um novo defensivo químico, estimados em US$ 256 milhões, aliados à maior demanda da sociedade e dos órgãos reguladores por alimentos sem resíduos, têm aberto um grande espaço para o mercado de produtos biológicos, cujas vendas devem crescer entre 15% e 20% nos próximos anos”, afirma Pedro Faria Júnior, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio).

Facebook Twitter

Greve dos caminhoneiros vai prejudicar setor agropecuário

Facebook Twitter

‘Produtores estão estimulados a plantar’, afirma presidente da SNA

Facebook Twitter

Áreas rurais em faixa de fronteira terão nova legislação

Facebook Twitter

Tecnologia ‘limpa’ do Plano ABC favorece cultivo da soja

Facebook Twitter

Ação de intermediários impacta na qualidade e preços de frutas e hortaliças

Facebook Twitter

MAIS NOTÍCIAS

Tragédia em MG: danos à natureza são irreversíveis, diz ambientalista

Ministra apresenta aos árabes oportunidades de investimentos no Brasil

Novo relatório da FAO destaca papel do Brasil no combate à fome no mundo

Falta de legislação específica atrasa registro de biocidas no Brasil

Brasil levará ao G20 proposta para países não elevarem subsídios agrícolas

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Composição de Jardins Urbanos
A partir do estudo dos principais critérios técnicos e científicos sobre a composição de jardins urbanos, os alunos aprendem, entre outros assuntos, a fazer a escolha adequada de plantas para a área urbana, o arranjo espacial das plantas no ambiente, e influência das cores e das texturas no projeto.

Horta em pequenos espaços
A modalidade visa fundamentar o aluno quanto ao cultivo de hortaliças em sua própria casa, utilizando técnicas orgânicas no desenvolvimento de uma horta doméstica usando pequenos espaços.

Viveiros I
Por meio do estudo dos principais critérios técnicos, o curso capacita interessados no cultivo de plantas pela construção de viveiros. Os viveiristas ficam aptos a selecionar e propagar espécies, variedades e local de produção de mudas em geral. Entre as atribuições dos profissionais, destacam-se o preparo do solo e substratos para plantio, o manejo, o trato cultural e a elaboração do sistema de irrigação dos viveiros, entre outros tópicos.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

16 a 20/11/2015
15ª SICA – Semana de Integração das Ciências Agrárias (UFPA)
O encontro, que acontece no município de Altamira (PA), tem como objetivo estabelecer o cenário de discussões acerca das contribuições das Ciências Agrárias para o desenvolvimento da Transamazônica e do Xingu.

17 a 20/11/2015
9º Congresso Brasileiro de Turismo Rural
O CBTR, que será realizado na cidade de Joinville (SC), irá oferecer a oportunidade para troca de informações e experiências a respeito do turismo rural, bem como enriquecer a produção científica na área. Ainda pretende promover o diálogo entre agricultores, academia e profissionais envolvidos nas áreas; oferecer um espaço de divulgação de trabalhos acadêmicos e práticos de pesquisadores e acadêmicos; prover aos participantes palestras com pesquisadores das áreas em questão; e ainda sistematizar informações, experiências e recomendações no âmbito do turismo no espaço rural brasileiro e suas interfaces.

26/11/2015
Summit Agronegócio Brasil 2015
Com o tema “Dos Negócios do Campo até o Campo dos Negócios”, o encontro do setor de carnes, que acontece em São Paulo (SP), contará com importantes palestrantes, tais como Alan Bojanic (FAO/ONU); Alexandre Corrêa Abreu (presidente do Banco do Brasil); Blu Putnam (chefe economista do Chicago Mercantile Exchange); Carlos Fávaro (ex-presidente da Aprosoja-MT e vice-governador do Estado); Decio Zylbersztajn (engenheiro-agrônomo e professor da USP); entre outros.

 

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES aNIMAL BUSINESS BRASIL 9

Biotécnicas avançadas na reprodução de equídeos (p. 10)
Muitos avanços são notados em todas as áreas da reprodução dos equídeos, desde a avaliação seminal até a clonagem, o que implica em uma produção mais tecnificada, com resultados superiores. Estes avanços podem ser aproveitados tanto em animais de excelente qualidade genética e de esporte quanto para conservação de recursos genéticos e ampliação de plantéis nacionais com importância socioeconômica.

Boa qualidade da carne é a marca do futuro (p. 18)
O fortalecimento da economia brasileira nos últimos anos exigirá do setor pecuário investimentos ainda maiores para atender a demanda por carne e leite de qualidade. E será uma exigência que, certamente, crescerá no mesmo ritmo da classe média brasileira e da população mundial. A falta de um efetivo sistema de classificação de carcaças, por exemplo, é um dos atuais gargalos da produção de carne e os frigoríficos alegam que é preciso avançar neste aspecto.

Verdades e mentiras sobre os organismos geneticamente modificados (p. 30)
Da bioengenharia, que é uma ciência recente, nasceu a biogenética e dela os organismos (animais e vegetais) geneticamente modificados ou simplesmente OGM, criados para, entre outras funções, melhorar a produtividade e a resistência às agressões do meio. Mas interferir tão profundamente na natureza gerou e ainda gera medo, desconfiança e insegurança. Por isso, é importante conhecer os mitos e verdades que envolvem os OGMs.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: