Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 132. 26/11/2015

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Personalidades do agro tomam posse na Academia Nacional de Agricultura

“Feliz é o país que tem a ministra Izabella Teixeira, no Meio Ambiente, e a ministra Kátia Abreu, na Agricultura”, disse o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, Antonio Alvarenga, antes de entregar o colar de novo membro da Academia Nacional de Agricultura à Izabella Teixeira. A cerimônia foi realizada em São Paulo, no último dia 19 de novembro, e contou com a presença de várias personalidades importantes do agronegócio brasileiro.

Facebook Twitter

Agricultura precisa conciliar produção com proteção, diz ministra Isabella Teixeira

Facebook Twitter

Fronteiras contarão com três iniciativas na área de defesa agropecuária

Facebook Twitter

Condomínios de armazéns impulsionam setor de estocagem de grãos no Brasil

Facebook Twitter

Mapa prevê recursos para seguro rural de R$ 1,28 bi nos próximos três anos

Facebook Twitter

‘Campo Futuro’: CNA publica 1º anuário com custos da produção agropecuária

Facebook Twitter

MAIS NOTÍCIAS

Plano de Logística Portuária será lançado em dezembro

Frente Parlamentar Mista das Ferrovias é lançada na Câmara dos Deputados

Mudança no consumo mundial projeta crescimento de 80% no agro brasileiro

Carne de frango: potencial de produção pode aumentar 5% no ano

Soja tem mais produtividade em volume, mas perde teor de proteína

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Helicicultura
Voltado para profissionais interessados na produção de escargots, o curso oferece uma ampla visão sobre anatomia, fisiologia, nutrição e manejo do animal. A introdução traz a classificação zoológica, diferenças entre as espécies, histórico sobre o consumo e importância econômica. Já o último módulo é dedicado às regras de comercialização do escargot, com ênfase nos índices zootécnicos.

Ranicultura Prática
A ranicultura é um segmento da aquicultura que está em franco crescimento no Brasil e pesquisas apontam que a criação de rãs pode ser bem rentável ao produtor. O curso da SNA é uma boa opção para quem deseja investir ou até mesmo aprimorar o criadouro já existente. Construção racional de ranários, manejo no moscário e na engorda, enfermidade e medicina preventiva são alguns dos temas abordados durante as aulas.

Paisagismo I
Paisagistas são profissionais em alta no mercado imobiliário: um projeto na área pode agregar um aumento de 20% a 30% ao valor do imóvel. Para quem deseja aproveitar as crescentes oportunidades de trabalho, o curso oferece informações básicas sobre a arte do paisagismo para iniciantes e até mesmo profissionais.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

7 a 11/12/2015
Encontro Nacional da Agroindústria – Enag
Com o tema “Semear Ciência, Colher Tecnologia”, o evento, que acontecerá na cidade de Bananeiras (PB), disponibilizará em sua programação palestras, mesas redondas, minicursos, viagens técnicas, apresentações de trabalhos científicos e feiras. Durante o Enag, as empresas poderão evidenciar seus produtos para comunidade em geral, enfatizando os diversos elos da agroindústria, evidenciando as alternativas para o desenvolvimento do setor e mostrando os desafios e expectativas para a cadeira produtiva do agronegócio.

2 e 3/12/2015
14º Seminário sobre Produtividade e Redução de Custos da Agroindústria Canavieira
O evento, que será realizado em Ribeirão Preto (SP), discutirá e estudará temas e casos relevantes por palestrante habilitados. Dentes os assuntos, serão abordados: “A evolução dos custos de produção de cana, açúcar e etanol até 2015”; “Mercado do açúcar: perspectivas de preços para 2016”; “Mercado do etanol: novos incentivos à produção”; “Mercado da bioeletricidade: qual é o piso para viabilidade?”; “Quando e como é possível atingir produtividades agrícolas superiores a 100 toneladas por hectare”; “Últimos avanços para redução de custos na colheita de cana”; entre outros.

20 a 22/01/2016
SHOWTEC 2016
Realizado em Maracaju (MS), o evento será direcionado aos produtores rurais que buscam inovações e conhecimentos aplicados. O encontro, que chega à 19ª edição, apresenta anualmente uma técnica científica diversificada, incluindo giros tecnológicos e palestras específicas sobre os setores de soja, milho, consórcio, cana-de-açúcar, dentre outros.

 

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES aNIMAL BUSINESS BRASIL 17


Demanda global por alimentos e energia renovável pode impulsionar o País (p. 12)
Até os anos 80, seria bem raro alguém se arriscar a dizer que o Brasil galgaria e seria considerado no ranking mundial um pujante celeiro tropical. Naquela época, o País era importador de muitos alimentos para atender ao abastecimento interno. Com a modernização da produção agropecuária, conquistou relevante colocação por sua capacidade de produzir alimentos e energia renovável em larga escala e de forma sustentável. O desafio, agora, é conseguir mais ganhos de produtividade no campo e maior competitividade no agronegócio como um todo.

Presente e futuro da cunicultura brasileira (p. 15)
A cunicultura é uma atividade de criação de coelhos de maneira racional, produzindo diversos bens para a sociedade. É uma atividade estratégica, principalmente do ponto de vista da sustentabilidade na produção animal. O Brasil é hoje um país emergente, que apresenta desenvolvimento neste setor, mas a atividade passou e ainda passa por inúmeras dificuldades relacionadas à tecnologia de produção, além da deficiência organizacional na cadeia produtiva e falta de políticas específicas para a cunicultura.

Apicultura no mundo, no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro (p. 50)
A redução das atividades das abelhas no campo tem se tornado preocupante desde quando, em 2011, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) emitiu um alerta sobre as consequências do sumiço delas nas zonas rurais. O desaparecimento de colônias destes animais, antes limitado à Europa e América do Norte, ultimamente está sendo observado também na África, na Ásia e até no Brasil. Entre os principais motivos apontados estão o uso de pesticidas, especialmente os neonicotinoides, uma das classes mais utilizadas na agricultura.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: