Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 134. 10/12/2015

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

ANCP anuncia Índice Bio Econômico para Programa Nelore Brasil

Segundo o pecuarista e vice-presidente da ANPC, Carlos Viacava, o Índice Bio Econômico representa um avanço em relação ao índice tradicional por ter sido construído em cima de informações econômicas e financeiras de uma propriedade agrícola representativa da média das fazendas de pecuária, cujo sistema de produção envolva o ciclo completo: cria, recria e engorda. Os estudos para a criação do índice tomaram por base a realidade de uma fazenda padrão da Região Centro-Oeste do Brasil.

Facebook Twitter

Cooperativismo é importante para a defesa do produtor rural, diz Roberto Rodrigues

Facebook Twitter

Pecuária: Circuito Intercorte divulga novidades para 2016

Facebook Twitter

ABRA lança diagnóstico da reciclagem animal no País

Facebook Twitter

Sem melhorias na capacidade de armazenagem, agricultores buscam alternativas

Facebook Twitter

Mercado livre de energia elétrica pode ser opção de economia para agricultor

Facebook Twitter

MAIS NOTÍCIAS

Brasil precisa se 'vender' melhor

Exportadores de suínos montam estratégia para expandir vendas a mercados mais exigentes

Brasil conclui reabertura do mercado mundial de carne bovina

Kátia Abreu negocia reforço de R$ 350 milhões para o seguro rural em 2016

Ovo x milho: poder de compra do avicultor tem forte recuperação anual

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Educação ambiental e reciclagem de lixo
Desenvolver novos valores, consciência ecológica e cidadania para formar agentes multiplicadores em diversas áreas são objetivos do curso. Além de discutir conceitos básicos de preservação, os estudos apresentam práticas consolidadas de sustentabilidade e aspectos da legislação brasileira.

Fruticultura
Fornecer informações práticas e científicas visando o aprimoramento e a especialização de produtores para o exercício da produção agrícola. Este é o foco do curso, que inclui em sua programação: formação e manejo do solo; adubação e propagação de plantas; manejo de algumas frutíferas; manejo e pragas e doenças; e comercialização.

Galinha caipira
O curso tem como objetivo fazer com que os micros e pequenos empresários rurais tenham conhecimentos necessários para aumentar a produção de ovos e de carne das aves caipiras para venda. A programação aborda temas como planejamento e comercialização, criação de galinha caipira, reprodução e nutrição. O momento é oportuno, já que o mercado de ovos pretende aumentar o consumo brasileiro anual per capita (doméstico e industrial) de 161,5 unidades por habitante ao ano para mais de 200 ovos nos próximos anos.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

20 a 22/1/2016
SHOWTEC 2016
Realizado em Maracaju (MS), o evento será direcionado aos produtores rurais que buscam inovações e conhecimentos aplicados. O encontro, que chega à 19ª edição, apresenta anualmente uma técnica científica diversificada, incluindo giros tecnológicos e palestras específicas sobre os setores de soja, milho, consórcio, cana-de-açúcar, dentre outros.

26 a 29/01/2016
Belasafra 2016
O encontro, que será realizado em Cambé (PR), apresentará assuntos relacionados à nutrição vegetal, com o objetivo de alcançar altos índices de produção, contando com o apoio de uma equipe altamente qualificada, composta por engenheiros agrônomos, técnicos e profissionais do campo.

27 a 30/1/2016
Itaipu Rural Show 2016
Mais de 200 empresas de diferentes segmentos, todos ligados à agropecuária, vão expor seus produtores durante o evento, que acontece em Pinhalzinho (SC). O encontro também proporcionará contatos e vendas diretas, facilitando o repasse das tecnologias próprias a cada um dos visitantes.

 

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES aNIMAL BUSINESS 18

A inserção da raça Wagyu no mercado brasileiro de carnes (p. 6)
Dois dos principais fatores que determinam o sabor da carne vermelha são o teor e a qualidade da gordura entremeada na musculatura, conhecida como marmoreio. É esta gordura que confere características como a maciez, aroma e suculência. Carnes com excelência nestes atributos são denominadas Super Premium e formam um segmento de mercado de preços significativamente mais elevados e que se encontra em expansão nacional e internacionalmente. Para criação de bovinos visando este mercado seletivo, nos últimos anos tem se destacado, no Brasil, a criação do gado Wagyu.

Febre aftosa: de onde viemos, onde estamos e para onde vamos (p. 9)
Diretor de Sanidade Animal do Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC) e presidente do Grupo Interamericano para Erradicação da Febre Aftosa (Giefa), Sebastião Costa Guedes faz uma retrospectiva histórica da febre aftosa no Brasil e aponta para qual caminho estamos seguindo em relação a este enfermidade animal de extraordinária importância econômica, do ponto de vista negativo.

Está na hora de reinventar a extensão rural (p. 21)
A extensão rural é uma ferramenta indispensável para aumentar a produtividade no campo. Em seu artigo “Receio de Tecnologia”, o professor Vidal Pedroso de Faria resumiu o que, certamente, representa o maior entrave para o aumento de produtividade das atividades agropecuárias desenvolvidas no Brasil, em especial, na precuária leiteira: a adoção de conceitos técnicos, fundamentados em conhecimento científico, destinados à melhoria da produção de leite sob o ponto de vista de quantidade, produtividade e qualidade.


Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: