Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 141. 04/02/2016

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

TV Globo: presidente da SNA pede punição para quem vende falsos orgânicos

O programa Fantástico (TV Globo) exibiu neste domingo, 31 de janeiro, uma reportagem especial sobre a comercialização de falsos alimentos orgânicos no mercado brasileiro, principalmente nas feiras que se dizem do gênero. Ao Fantástico, o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antonio Alvarenga, criticou a ação de comerciantes fraudadores. “Eles estão atrás de um dinheiro fácil, porque um produto orgânico tem um preço, aproximadamente, 30% (em média) superior ao produto convencional. Estão vendendo, então, um produto falso e devem ser punidos com rigor”.

Facebook Twitter

Cooperativismo tem números que impressionam, afirma presidente da OCB

Facebook Twitter

Pecuária deve ser moderna para produzir mais, diz diretor da SRB

Facebook Twitter

Economia Verde será decisiva para que o Brasil possa alimentar o mundo

Facebook Twitter

Sorgo biomassa é aposta como fonte de energia renovável

Facebook Twitter

Projeto em SP mostra ao vivo colmeia de abelhas sem ferrão

Facebook Twitter

MAIS NOTÍCIAS

Safra recorde: IBGE vê clima mais favorável à produção agrícola

Possível mudança na tributação das exportações preocupa setor agropecuário

China habilita 12 novas plantas de aves e suínos do Brasil

Produtos vegetais e orgânicos vão ter uma nova ferramenta de fiscalização

Curso técnico em agronegócio está com inscrições abertas

Bancos privados querem aumentar a participação no financiamento ao agronegócio

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Noções básicas sobre agricultura orgânica
Com objetivo de fornecer subsídios iniciais para a primeira fase de um empreendimento em produção orgânica de vegetais, o curso de “Noções básicas sobre agricultura orgânica” aborda desde as técnicas de produção e manejo de pragas até as normas relacionadas à atividade.

Cultivo de cogumelos
Ainda pouco explorada no Brasil, a atividade é considerada lucrativa para produtores por apresentar grande produtividade em pequenos espaços. Para a viabilidade do negócio, o interessado será capacitado a reconhecer e identificar desde as condições favoráveis para o início da produção das melhores espécies - local, clima, umidade - até a finalização para comercialização do produto.

Fruticultura
Fornecer informações práticas e científicas visando o aprimoramento e a especialização de produtores para o exercício da produção agrícola. Este é o foco do curso, que inclui em sua programação: formação e manejo do solo; adubação e propagação de plantas; manejo de algumas frutíferas; manejo e pragas e doenças; e comercialização.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

10 a 13/2/2016
Biofach
O objetivo do evento, que ocorrerá em São Paulo (SP), é reunir consumidores mais conscientes e exigentes, focando no comprometimento ambiental da sociedade, na importância de matérias-primas e insumos orgânicos; e na enorme demanda do setor fármaco. Tudo isto somado à contribuição para se desenhar um novo cenário no mercado. E este cenário sinaliza para o universo orgânico, destaca a organização da Biofach.

16 e 17/2/2016
Ma Shou Tao Inovashow 2016
Pela primeira vez na história da feira, que ocorrerá em Conquista (MG), os eventos agrícola e pecuário serão realizados paralelamente, permitindo aos visitantes o acesso às mais novas tecnologias do campo de todos os segmentos da produtividade.

12 a 16/2/2016
16ª Expo Toledo
A exposição, que será realizada no município de Toledo (PR), tem como proposta divulgar o potencial econômico da região no agronegócio, destacando também a pujança agroindustrial e do setor de serviços. Paralelamente, serão promovidas exposições da bovinocultura de leite e de corte, caprinocultura, suinocultura, ovinocultura, piscicultura e de implementos agrícolas. Ainda ocorrerão apresentações artísticas, leilões, palestras técnicas, provas equestres, entre outros.

 

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES A LAVOURA 698


Soro: do descarte à produção de renda (p. 13)
Projeto internacional, que pesquisa aproveitamento de soro de leite de pequenas queijarias, reúne instituições do Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai e Austrália para dar maior competitividade e sustentabilidade a pequenas queijarias por meio do aproveitamento do soro de leite, proveniente da produção de queijos. O soro de leite tem alto potencial de agregação de valor na elaboração de coprodutos entre os quais o “whey protein”, isolado e hidrolisado proteico, queijo tipo ricota, bebidas lácteas, e até para a agroenergia.

Os desafios da aplicação aérea de defensivos agrícolas (p. 18)
“As restrições ao uso da pulverização aérea de defensivos agrícolas partem de uma visão errônea de que esta técnica apresenta maior risco do que as demais, quando tecnicamente todas as formas de aplicação de defensivos apresentam um potencial de risco”, afirma Ulisses Antuniassi, engenheiro agrônomo e professor titular do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agrárias da Unesp-Botucatu (SP).

Destino correto de embalagens deixa campo mais limpo (p. 35)
Dados recentes mostram que mais de 90% das embalagens plásticas primárias (aquelas que entram em contato direto com o produto) são devolvidas pelos agricultores brasileiros nas mais de 400 unidades de recebimento, presentes em 25 Estados e no Distrito Federal. Índices como esses colocam o Brasil na posição de referência mundial no assunto, ao destinar percentualmente mais embalagens plásticas do que os países que possuem sistemas semelhantes.


Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: