Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 147. 24/03/2016

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Cadeia de lácteos pode se recuperar com crescimento econômico e queda da inflação

A recuperação eventual do setor de lácteos no Brasil está intimamente vinculada à melhoria do poder aquisitivo da população e isto se dá pela conjugação de dois fatores principais: crescimento econômico e queda de inflação. A avaliação é do diretor da Sociedade Nacional de Agricultura Alberto Figueiredo, que dá consequência à sua análise sobre a situação do segmento no País.

Facebook Twitter

Mapa destinará R$ 32 milhões para operações coletivas do seguro rural da soja

Facebook Twitter

‘Impacto da taxa câmbio nos produtos agrícolas reflete crise no Brasil’, diz Hélio Sirimarco

Facebook Twitter

Mercado de inseminação artificial tem alta de 4,7 % em 2015, aponta Asbia

Facebook Twitter

Setores de aves e suínos devem continuar em ascensão, apesar dos altos custos produtivos

Facebook Twitter

Piscicultura: produção de 17 milhões de alevinos recompõe rios e lagoas

Facebook Twitter

MAIS NOTÍCIAS

Mercosul: Brasil de fora, mais uma vez

Setor agrícola adere a protestos em favor do impeachment

Segmento de proteína animal alerta sobre consequências da importação de milho pelo Brasil

Orgânicos fecham US$ 2.945.000 em exportações no primeiro trimestre

Novas estratégias para manejo do algodão no ambiente de plantas transgênicas

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Horticultura III - planejamento e produção
O aluno será capaz de planejar e organizar a produção de hortas para pequenos ou grandes espaços, considerando as expectativas de consumo de cada propriedade. O programa é voltado para alunos com conhecimento básico no assunto. Entre os temas abordados estão planejamento da produção, adequação, elaboração do projeto e sistemas de controle.

Piscicultura I e II
A criação de peixes nativos está em fase de acelerado crescimento e o setor oferece oportunidades de mercado promissoras. Com estes cursos, o aluno obtém qualificação sobre sistemas de produção de peixes e sua comercialização. Construção de tanques e viveiros, reprodução e engorda são alguns dos temas tratados.

Quintais funcionais
Os espaços disponíveis em terrenos residenciais estão sendo utilizados como locais para produção de alimentos e plantas medicinais. O curso busca promover novas estratégias para obtenção de renda e/ou segurança alimentar dos interessados. Os alunos estarão aptos, através do conhecimento de técnicas e métodos científicos, a otimizar espaços disponíveis e explorar o potencial produtivo das plantas.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

11 a 15 /04/2016
TecnoShow Comigo 2016
Realizado todos os anos no município de Rio Verde (GO), o encontro é uma extensa vitrine de tecnologias para o homem do campo, seja ele pequeno, médio ou grande produtor rural. Em seu conteúdo programático serão abordadas as tendências do mercado do boi gordo e da carne bovina; uso eficiente de fertilizantes; mercado de grãos no Brasil: cenários e perspectivas; entrega do Prêmio Gestão Ambiental Rural – COMIGO; e aspectos fisiológicos e nutricionais da soja, visando altos rendimentos.

25 a 29 /04/2016
Agrishow 2016
A 23ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, realizada em Ribeirão Preto (SP), vai destacar novidades nos setores de agricultura de precisão, agricultura familiar, armazenagem (silos e armazéns), associações de classe, centros de pesquisa e universidades, corretivos, fertilizantes e defensivos, equipamentos de segurança/epi, entre outros.

29/04 a 08/05/2016
21ª FenaSoja
Realizado no município de Santa Rosa (RS), a Feira Nacional da Soja (FenaSoja) tem como objetivo aproximar brasileiros e estrangeiros com foco na movimentação de negócios que vão além da fronteira entre países.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES A LAVOURA 697


Balde Cheio (p. 14)
Desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste para beneficiar, principalmente, a pecuária leiteira familiar, o programa Balde Cheio é fruto de esforço conjunto entre pesquisa e extensão para promover melhorias de manejo e gestão da propriedade. Iniciado em 1999, já é adotado por todos os Estados da Federação, exceto Roraima e Distrito Federal, beneficiando milhares de produtores de leite.

Morangos cultivados com amor e qualidade (p. 26)
Nova Friburgo é a única região produtora de morango do Estado do Rio de Janeiro. A área cultivada com a fruta está na terceira geração familiar e corresponde hoje a nove hectares, o equivalente a nove campos de futebol. O padrão de qualidade alcançado permitiu a competitividade com grandes Estados produtores no Brasil.

Manejo aéreo é desafio (p. 32)
As crescentes infestações de novas pragas e de espécies já comuns aos agricultores nas lavouras de milho, soja e algodão no Brasil - como a Helicoverpa armigera - têm motivado as empresas de pesquisa a concentrar esforços em alternativas de controle biológico e em mudanças no manejo, como a aplicação dos conceitos do MIP (Manejo Integrado de Pragas) e a utilização da área de refúgio em lavouras transgênicas.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: