Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 151. 20/04/2016

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Milho: atual cenário força queda de braço entre setor de proteína animal e agricultores

O aumento de preços e a retenção da venda de milho, por parte dos produtores do País, desde o início do ano, vêm preocupando as cadeias de avicultura e suinocultura nacional, que estão sendo obrigadas a importar o produto. Presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra alerta sobre os efeitos que a retenção das vendas deste grão, somados à importação de países vizinhos, poderão causar aos agricultores.

Facebook Twitter

Entidades do agro repercutem votação a favor do impeachment de Dilma

Facebook Twitter

Investir em sustentabilidade oferece ganhos econômicos no campo, revelam três estudos

Facebook Twitter

 

Simpósio debate importância das leguminosas para segurança alimentar

Facebook Twitter

Mapa quer regular práticas de manejo dos solos e uso correto de recursos hídricos

Facebook Twitter

‘Pegada Hídrica’ analisa impacto da água na pecuária de corte e de leite

Facebook Twitter

MAIS NOTÍCIAS

Impeachment, crise e dívida tornam Brasil atraente para investidor estrangeiro

Agronegócio do País crê no andamento do Plano Safra apesar de crise política

Zootecnia de precisão traz o futuro à produção de aves e suínos

Embarques de frango obtiveram melhor primeiro trimestre da história

China lidera compras de produtos brasileiros do agronegócio

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Galinha caipira
O curso tem como objetivo fazer com que os micros e pequenos empresários rurais tenham conhecimentos necessários para aumentar a produção de ovos e de carne das aves caipiras para venda. A programação aborda temas como planejamento e comercialização, criação de galinha caipira, reprodução e nutrição. O momento é oportuno, já que o mercado de ovos pretende aumentar o consumo brasileiro anual per capita (doméstico e industrial) de 161,5 unidades por habitante ao ano para mais de 200 ovos nos próximos anos.

Horticultura orgânica – produção e utilização de adubos
Durante programação do curso, os alunos recebem orientação sobre adubação orgânica, compostagem, principalmente com utilização de húmus (minhoca), adubação verde, adubação com orgânicos líquidos, entre outros.

Identificação de plantas medicinais
Em plena expansão, o mercado de fitoterápicos e plantas medicinais tem futuro promissor no Brasil. Os produtos formulados a partir de plantas medicinais representam 8% dos medicamentos comercializados no país e 15% da fatia internacional. Embora ainda não existam dados oficiais sobre o alcance do mercado interno, a estimativa da Associação Brasileira de Fitoterapia (Abfit) é a de que ele movimente US$ 1 bilhão por ano.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

25 a 29 /04/2016
Agrishow 2016
A 23ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, realizada em Ribeirão Preto (SP), destacará as novidades nos setores de agricultura de precisão, agricultura familiar, armazenagem (silos e armazéns), associações de classe, centros de pesquisa e universidades, corretivos, fertilizantes e defensivos, equipamentos de segurança/EPI, entre outros.

29/04 a 08/05/2016
21ª FenaSoja
Realizado no município de Santa Rosa (RS), a Feira Nacional da Soja (FenaSoja) tem como objetivo aproximar brasileiros e estrangeiros com foco na movimentação de negócios que vão além da fronteira entre países.

12 e 13 /05/2016
2° Simpósio do Ano Internacional das Leguminosas
O Simpósio será realizado no Campus de Campos dos Goytacazes da UFRRJ, no bairro da Penha, Rio de Janeiro, RJ. Os temas em destaque serão Segurança Alimentar, Sustentabilidade e Oportunidades Profissionais.

10 a 14/06/2016
AgroBrasília 2016
Feira Internacional de Tecnologias e Negócios Agropecuários dos Cerrados, que será realizado em Brasília (DF), terá como tema central, em 2016: “O Mundo do Agronegócio no Coração do Brasil”. O espaço será voltado aos empreendedores rurais de diversos portes, que devem apresentar inovações tecnológicas para os diferentes segmentos do agro brasileiro. A entrada é gratuita.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES A LAVOURA 170


Manejo Integrado de Pragas: “Lavoura mais produtiva e sustentável” (p. 8)
Com o monitoramento contínuo das culturas, do sistema produtivo e da utilização de diferentes métodos de manejo no campo, é possível manter sob controle a atuação das pragas nas lavouras, em longo prazo, sem comprometer a produção agrícola e o meio ambiente.

Agricultura Familiar: “Plantio de dendê com outras culturas é viável” (p. 15)
Com aproximadamente 162 mil hectares plantados de dendezeiro, Pará é o Estado responsável por 90% de toda a produção nacional de dendê. Mas diante de um ritmo mais lento de expansão desta atividade no Brasil, para gerar mais renda, foi necessário que os produtores rurais estendessem as lavouras desta palmeira, associando-as aos plantios de outras culturas, como mandioca, milho, arroz, feijão, entre outros.

Genética: “Tecnologia inovadora na reprodução de búfalos” (p. 56)
A produção in vitro de embriões permite incrementar o potencial genético de um rebanho de búfalos em menor tempo. Sete animais já nasceram como frutos desta nova tecnologia.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: