Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 165. 28/07/2016

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Dia do Agricultor: produtor rural ‘é um verdadeiro herói’, diz Antonio Alvarenga

Em 1960, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, criou o Dia do Agricultor, comemorado anualmente em 28 de julho para homenagear os profissionais que realizam a arte de cultivar a terra, produzindo alimentos com qualidade e sustentabilidade. Hoje, são eles os principais responsáveis pelo desenvolvimento econômico do País.

Facebook Twitter

Obrigação de recuperar área de Reserva Legal vai aumentar custo de produção agrícola

Facebook Twitter

Milho: isentar PIS/Cofins para importação é insuficiente, diz vice-presidente da SNA

Facebook Twitter

Queda no consumo de carne bovina atinge nível histórico

Facebook Twitter

Clima prejudica produção de leite; preço sobe no varejo

Facebook Twitter

Olimpíadas: ações sustentáveis vão mitigar 2 milhões de toneladas de CO2

Facebook Twitter

MAIS NOTÍCIAS

LCA ganha peso na estratégia de crédito do governo federal

PIB do agronegócio acumula crescimento de 1,55% de janeiro a abril

Artigo: ‘Brasil, refém da CLT?’, por Almir Pazzianotto Pinto

Brasil quer ‘corrigir’ relação com a China

Área plantada de soja no Brasil crescerá no menor ritmo em uma década

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Helicicultura
Voltado para profissionais interessados na produção de escargots, o curso oferece uma ampla visão sobre anatomia, fisiologia, nutrição e manejo do animal. A introdução traz a classificação zoológica, diferenças entre as espécies, histórico sobre o consumo e importância econômica. Já o último módulo é dedicado às regras de comercialização do escargot, com ênfase nos índices zootécnicos.

Hidroponia I e II
A primeira etapa do curso fundamenta o pequeno e médio investidor sobre como implantar o sistema hidropônico, destacando, entre outros pontos, o histórico e a utilização do plástico na agricultura; estruturas para climas diferenciados; modelos de estufas, entre outros. O segundo módulo do curso capacita o investidor a produzir com qualidade e quantidade, visando inserir de forma competitiva o produto no mercado.

Horticultura orgânica - básico
O objetivo deste curso é fundamentar o aluno na implantação e manutenção de uma horta orgânica, trabalhando conceitos básicos que permitirão o cultivo de uma variedade de hortaliças. Fazem parte da programação: horticultura, estudo das culturas com rotação de cultivos, consórcio, plantas companheiras, plantios, adubação, tratos culturais, controle biológico de pragas e doenças, colheita, estimativas de produção, entre outros tópicos.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

31/07 a 04/08/2016
23º Congresso Brasileiro de Ornitologia
Realizado no município de Pirenópolis (GO), o evento debaterá o papel das aves como grupo indicador em estudos de monitoramento ambiental, especialmente em avaliações de impactos sobre a biodiversidade. Este entre outros temas de interesse geral serão discutidos em palestras com convidados especiais, mesas redondas em seminários, apresentações orais e pôsteres.

02 a 04/08/2016
Taste of Tecnology
Durante três dias de evento, em Curitiba (PR), fabricantes e visitantes profissionais da América Latina se encontrarão, nas salas de exposições, para conhecer as inovações da pioneira tecnologia de alimentos e das tendências mais interessantes deste mercado mundial, além de estabelecer contatos com o propósito de fechar negócios.

03 a 05/08/2016
17º Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos
O objetivo do evento, que será realizado em Pato Branco (PR), é promover um espaço de debate entre os profissionais da agronomia em torno do tema “Segurança alimentar e o papel do profissional neste contexto”; além de contribuir com a atuação dos profissionais de agronomia diante das demandas da sociedade por alimentos em quantidade e qualidade; contribuir com a formação profissional de estudantes acerca das suas atribuições no contexto da segurança alimentar; entre outros temas.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES ANIMAL BUSINESS BRASIL 13


O caviar do Uruguai (p. 20)
O Uruguai não apenas produz como também exporta caviar para os exigentes mercados da Europa e dos Estados Unidos. E estamos falando do verdadeiro caviar produzido com ovas da fêmea do esturjão, uma iguaria para poucos, chegando a custar R$ 10 mil o quilo. E esturjão não é um peixe único e sim o nome genérico de peixes da família dos Acipenserídeos, com quatro gêneros e 22 espécies.

O mercado brasileiro de medicamentos veterinários para equinos (p. 26)
O mercado mundial de medicamentos veterinários tem crescido de forma consistente nos últimos anos. Atualmente, o faturamento das indústrias deve passar dos US$ 25 bilhões, sendo 47% nas Américas e 31% na Europa. As perspectivas são que os lucros continuem em ascendência nos próximos anos, mas como o mercado europeu já se encontra consolidado, as apostas mundiais se concentram em países latino-americanos, como o Brasil.

Caprinocultura: um mercado promissor (p. 34)
O mercado está despertando para o potencial da caprinocultura como importante fonte de renda e tem atraído o interesse de investidores e pecuaristas em razão da alta rentabilidade oferecida em curto e médio prazo. Outro atrativo é a possibilidade de aproveitamento de áreas reduzidas para a criação. Em todos os Estados do Nordeste tem havido maciça migração da bovinocultura para a caprinocultura, uma vez que o caprino tende a resistir mais às condições da caatinga.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: