Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 166. 03/08/2016

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

EUA dão sinal verde à carne ‘in natura’ do Brasil após 17 de anos de negociações

Após uma negociação que durou 17 anos, Brasil e Estados Unidos finalmente assinaram as Cartas de Reconhecimento de Equivalência dos Controles de Carne Bovina. Trata-se de um acordo bilateral que sinaliza a abertura do mercado norte-americano à carne bovina in natura brasileira.  A parceria entre os dois países foi celebrado no último dia 29 de julho, em Washington (EUA), durante visita do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, àquela nação.

Facebook Twitter

SNA: Fernando Pimentel avalia mudanças nas operações de crédito de custeio do Proagro

Facebook Twitter

Setor de orgânicos precisa investir mais em tecnologia, afirma especialista da SNA

Facebook Twitter

Sul do País é o novo destino da pecuária brasileira, afirma estudo da Embrapa

Facebook Twitter

Criação de minhocas pode ser um bom negócio

Facebook Twitter

Colhedora adaptada reduz perdas na colheita do feijão

Facebook Twitter

MAIS NOTÍCIAS

15 produtos do agronegócio respondem por 40% das exportações totais

Importação de 1 milhão de ton de milho dos EUA deve trazer alívio para produtores

Novo perfil do administrador rural aumenta investimentos em tecnologia

Ipanema, no Vale do Rio Doce, produz o maior queijo do mundo

Rio de Janeiro abrirá Olimpíada com mais de 5 mil nascentes preservadas

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Horticultura orgânica – produção e utilização de adubos
Durante programação do curso, os alunos recebem orientação sobre adubação orgânica, compostagem, principalmente com utilização de húmus (minhoca), adubação verde, adubação com orgânicos líquidos, entre outros.

Horticultura - planejamento da produção
O aluno será capaz de planejar e organizar a produção de hortas para pequenos ou grandes espaços, considerando as expectativas de consumo de cada propriedade. O programa é voltado para alunos com conhecimento básico no assunto. Entre os temas abordados estão planejamento da produção, adequação, elaboração do projeto e sistemas de controle.

Identificação de plantas medicinais
Em plena expansão, o mercado de fitoterápicos e plantas medicinais tem futuro promissor no Brasil. Os produtos formulados a partir de plantas medicinais representam 8% dos medicamentos comercializados no país e 15% da fatia internacional. Embora ainda não existam dados oficiais sobre o alcance do mercado interno, a estimativa da Associação Brasileira de Fitoterapia (Abfit) é a de que ele movimente US$ 1 bilhão por ano.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

08/08/2016
15º Congresso Brasileiro do Agronegócio
Promovido anualmente pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), em São Paulo (SP), a edição de 2016 traz como tema central “Liderança e Protagonismo” do agro no País e no mundo. Na ocasião, serão realizadas mesas de debate, conduzidas pelos principais formadores de opinião e executivos que atuam no setor agropecuário brasileiro.

16 a 20/08/2016
Agroleite Castrolanda 2016
O encontro, que será realizado no município paranaense de Castro, contará com fóruns, seminário internacional e painel para se discutir genética, alimentação, qualidade animal, qualidade do leite e tecnologias voltadas a cadeia de lácteos. Haverá também um espaço para agricultura, suinocultura e ovinocultura, três importantes segmentos produtivos para o Brasil.

27/08 a 04/09/2016
Expointer 2016
A Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários, que ocorrerá em Esteio (RS), trará, além da exposição da excelência da produção primária do agro, um leque de atrações com seminários, workshops voltados ao manejo no campo, palestras, audiências públicas de interesse do setor agropecuário, fora as atrações de cultura e entretenimento.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES A LAVOURA 696


Apicultura: serviço valoroso (p. 24)
A polinização feita por animais é responsável por algo em torno de 35% dos alimentos consumidos mundialmente. Entre eles destacam-se as abelhas, que polinizam cerca de 80% dos cultivos comerciais. Neste caso, são mais de 20 mil espécies (só de abelhas), contribuindo, em maior ou menor grau, com a produção agrícola e a conservação da agrobiodiversidade em diferentes países.

Equideocultura: respeito ao bem-estar (p. 28)
Como em todo tipo de produção animal atual - gado de corte, gado de leite, caprinos e ovinos, aves, suínos e peixes, ou até mesmo animais silvestres – seus criadores buscam o bem-estar e um ambiente propício para a vida dos animais. Na equideocultura, que compreende os equinos, asininos e muares, também existe a procura pela adequação da criação destes animais às leis de bem-estar e aos princípios da ambiência.

Floricultura: rosas ganham produção integrada (p. 32)
Os mais importantes desafios enfrentados no cultivo da roseira estão relacionados com o controle de pragas e doenças, que podem depreciar seus botões. Para tanto, tecnologias vêm sendo desenvolvidas para reduzir a aplicação de defensivos agrícolas e adubos, por meio de estudos sobre o manejo integrado e controle biológico de pragas, doenças, adubação verde e adubos orgânicos, que podem ser produzidos pelo próprio produtor, no cultivo destes tipos de flores.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: