Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 172. 15/09/2016

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Abastecimento de milho ainda preocupa setor produtivo, diz Cesário Ramalho

O Brasil continua enfrentando uma crise de abastecimento de milho causada, principalmente, por problemas climáticos. Soma-se a isto o fato de o Brasil produzir uma tonelada do cereal para cada uma e meia tonelada de soja.

Facebook Twitter

Diretor da SNA, Marcio Fortes avalia futuro dos negócios do Brasil com a China

Facebook Twitter

Redes participativas impulsionam setor de orgânicos no Brasil

Facebook Twitter

Mercado de pet food deve receber investimento volumoso no País

Facebook Twitter

Crise hídrica ainda ronda e produtores devem buscar soluções práticas

Facebook Twitter

De vilão das hortaliças, pimentões sem agroquímicos ganham destaque em SP

Facebook Twitter

MAIS NOTÍCIAS

Condições climáticas podem atrasar o plantio de nova safra da soja no Brasil

Creme de leite: opção saudável que agrega valor à produção leiteira

Brasil não é o maior consumidor de defensivos agrícolas do mundo

Agroecologia deve alavancar vida do agricultor familiar

Monsanto aceita oferta de compra da Bayer e juntas criarão um gigante mundial

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Piscicultura I e II
A criação de peixes nativos está em fase de acelerado crescimento e o setor oferece oportunidades de mercado promissoras. Com estes cursos, o aluno obtém qualificação sobre sistemas de produção de peixes e sua comercialização. Construção de tanques e viveiros, reprodução e engorda são alguns dos temas tratados.

Quintais funcionais
Os espaços disponíveis em terrenos residenciais estão sendo utilizados como locais para produção de alimentos e plantas medicinais. O curso busca promover novas estratégias para obtenção de renda e/ou segurança alimentar dos interessados. Os alunos estarão aptos, através do conhecimento de técnicas e métodos científicos, a otimizar espaços disponíveis e explorar o potencial produtivo das plantas.

Ranicultura I e II
O primeiro módulo do curso, que apresenta o desenvolvimento da ranicultura por meio de sistemas funcionais, tem como objetivo estimular os pequenos e médios produtores rurais a viabilizarem criações de rãs, garantindo a colocação do produto no mercado. Já o segundo traz conceitos básicos para que o produtor desenvolva a criação de forma lucrativa e aprenda a confeccionar utensílios utilizados no manejo da ranicultura.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

19 a 23/09/2016
2ª Semana de Agroecologia
Realizado no Instituto Federal do Ceará – unidade de Limoeiro do Norte (CE), o encontro discutirá, entre vários temas: manejo de inimigos naturais das principais pragas do Semiárido; manejo agroecológico de doenças de plantas; manejo sustentável de abelhas africanizadas no Semiárido; nutrição de abelhas; defensivos naturais: a base de óleos essenciais; manejo orgânico da acerola; produção sustentável de banana; e os fundamentos do manejo agroecológico de solos para recuperação de áreas degradadas.

21 e 22/09/2016
Workshop sobre nichos de mercado para o setor agroindustrial
Com o tema “Espécies nativas do Brasil: conhecimentos, tecnologias e negócios”, o evento promovido pela Embrapa, que será realizado no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, em Campinas (SP), tem como objetivo articular e promover a interação entre instituições e empresas relacionadas com o setor agroindustrial de espécies nativas brasileiras para identificação, aproveitamento e/ou aprimoramento das oportunidades de negócios, superação de desafios e gargalos, envolvendo conhecimento e tecnologia.

20 a 22/09/2016
Interconf 2016
A Conferência Internacional de Pecuaristas, que ocorrerá em Goiânia (GO), propõe um novo olhar sobre as necessidades e desejos do consumidor atual por carne. “A economia brasileira e seus impactos no agronegócio”, entre outros temas, também serão debatidos durante os três dias de encontro.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES A LAVOURA 711


Desperdício de alimentos: um alerta para o mundo (p. 8)
FAO aponta que aproximadamente 33% de tudo o que é produzido anualmente, em todo o mundo, vai parar no lixo. Deste total, 54% das perdas ocorrem na fase inicial do cultivo, passando pela manipulação, pós-colheita e armazenamento. O restante é perdido nas etapas de processamento, distribuição e consumo.

Brasil joga fora 30% da sua produção de alimentos (p. 14)
O relatório "Estado da Inseguerança Alimentar no Mundo 2012", divulgado em outubro daquele ano, apontava que em torno de 13 milhões de brasileiros ou passavam fome ou sofriam de desnutrição. A número já foi maior, mas continua preocupante. Na contramão deste cenário, 30% de toda a produção agrícola nacional são jogados fora. Isto significa que o País da fartura ainda é a nação do desperdício e da fome.

De olho no funcionamento das colheitadeiras (p. 23)
A maior parte das perdas da soja - entre 80% e 85% - ocorre pela ação de mecanismos da plataforma de corte das colhedeiras, sendo 12% ocasionadas pelos mecanismos internos (trilha, separação e limpeza); e 3% são causadas pela deiscência natural.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: