Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 174. 29/09/2016

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Fórum Nacional de Agronegócios debate seguro rural e legislação trabalhista

Seguro rural e legislação trabalhista foram temas de destaque do 5º Fórum Nacional de Agronegócios, promovido pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais, no dia 24 de setembro, em Campinas (SP). O presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antonio Alvarenga, foi um dos mediadores do evento.

Facebook Twitter

Academia Brasileira de Medicina Veterinária presta homenagem a Fábio Meirelles

Facebook Twitter

Potencial do bambu desperta interesse econômico

Facebook Twitter

Inteligência dos satélites auxilia produtor no monitoramento de cultivos

Facebook Twitter

Práticas corretas de fabricação e selo de qualidade podem garantir bons negócios

Facebook Twitter

Crise afeta exportações de nozes e castanhas; frutas recuperam fôlego

Facebook Twitter

MAIS NOTÍCIAS

Dívidas rurais: Temer sanciona Medida Provisória 733

FAO: Brasil será um dos maiores exportadores de alimentos

Brasil quer ampliar para 10% participação no mercado agrícola mundial

Conab lança novo Manual de Cálculo de Custo Operacional Rodoviário

Parceria garante correto descarte das embalagens de defensivos agrícolas

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Viveiros I e II
O curso oferece, por meio de estudos dos principais critérios técnicos, a capacitação profissional para o cultivo de plantas, especialmente diante da pretensão de aprender a construir viveiros. Os viveiristas são aptos a selecionar e propagar espécies, variedades e local de produção de mudas em geral. Entre as atribuições dos profissionais, destacam-se o preparo do solo e substratos para plantio, manejo, trato cultural e elaboração do sistema de irrigação dos viveiros.

Administração rural I e II
O primeiro módulo do curso fornece informações ao empresário rural para que ele tenha condições de realizar uma análise econômica, com o objetivo de ter mais controle sobre sua propriedade. O segundo oferece conhecimento para que possa ser feita uma análise financeira de um projeto rural.

Arborização urbana
Cada vez mais as cidades investem no cultivo de árvores, até por questões de sustentabilidade ambiental. O curso é destinado a pessoas ou empresas que desejam aprender ou aperfeiçoar os conhecimentos necessários ao planejamento, implantação e manutenção de áreas arborizadas no meio urbano.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

03 a 06/10/2016
8º Congresso Brasileiro de Micologia
O evento, que será realizado em Florianópolis (SC), tem como objetivo estimular a pesquisa científica e a formação de recursos humanos em todas as áreas da micologia (ciência que estuda os fungos).

03 a 07/10/2016
4º Simpósio de Tecnologia Sucroenergética e de Biocombustíveis
O evento, que será realizado na Unesp/FCAV, em Jaboticabal (SP), tem como enfoque técnico o setor sucroalcooleiro, de bioenergia e de biocombustíveis, considerado de muita importância para um grande número de profissionais envolvidos neste setor.

05 a 07/10/2016
Seminário Erva-Mate XXI
Com o tema “Modernização no cultivo e diversificação do uso da erva-mate”, o encontro – que ocorrerá na sede da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba – debaterá a importância da erva-mate para a economia de muitos municípios do Sul do Brasil. Vale destacar que, atualmente, ela é o principal produto não madeireiro do agronegócio florestal da região.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES A LAVOURA 709


Vanguarda tecnológica: “Entre grãos e bytes” (p. 8)
Entre folhas de soja, bits e bytes. E antes que cheguem as máquinas, tablets e smartphones vão a campo colher, não gos grãos, mas dados. Este é o cenário da nova agricultura, conhecida como Agricultura 2.0, em que a Tecnologia da Informação (TI) é o insumo principal de toda a cadeia produtiva agrícola. Ela tem invadido as lavouras brasileiras, aumentando a produção e a produtividade, reduzindo custos no campo.

Alimentação & Nutrição: “Pequena saudável” (p. 22)
Gergelim, linhaça, abóbora, girassol e chia são sementes benéficas à saúde por serem ricas em minerais e vitaminas, que colaboram para fortalecer o sistema imunológico do organismo humano. Também são fontes de “gorduras do bem”, que ajudam a retardar o envelhecimento do corpo.

Indicação Geográfica: “Queijo com saber e sabor de Minas” (p. 52)
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como patrimônio cultural imaterial brasileiro, o queijo artesanal da Serra da Canastra possui um detalhe em sua fabricação: o uso do “pingo” da produção anterior, que atribui sabor e aroma peculiares a este delícia mineira.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: