Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 176. 13/10/2016

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Recuperação do setor canavieiro nacional deve ser lenta, diz presidente da Abag

Um dos primeiros segmentos do agronegócio brasileiro a sentir o impacto da atual crise econômica no País, o setor canavieiro só começará a apresentar sinais de recuperação dos investimentos em 2017. Por causa do atual cenário, o momento ainda é de muita cautela.

Facebook Twitter

Aprovação de três novas variedades de milho pode reequilibrar mercado no País

Facebook Twitter

Agronegócio brasileiro precisa de política agrícola de longo prazo, alerta especialista

Facebook Twitter

Brasil perdeu boa chance de promover sua riqueza alimentar nos Jogos Olímpicos

Facebook Twitter

Turismo rural: novo nicho do mercado brasileiro para o homem do campo

Facebook Twitter

1º Hackathon Embrapa: criação de novos apps para o agro desafiará universitários

Facebook Twitter

MAIS NOTÍCIAS

Produção agrícola sustentável auxilia na promoção da segurança alimentar

Estudo na serra fluminense mostra impactos dos deslizamentos de 2011

Preços do trigo abaixo do mínimo no Brasil exigirão medidas do governo, diz fonte

Parceria busca melhorar qualidade do leite produzido por agricultores familiares no RJ

Suinocultura enfrenta crise e produtores pedem ajuda ao governo

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Bovinocultura de leite
O curso é direcionado aos interessados em trabalhar com produção de leite por meio da criação de bovinos leiteiros ou aperfeiçoar os próprios conhecimentos para ampliar a produtividade. Os alunos estarão aptos a promover, pela utilização de técnicas adequadas, os manejos alimentares, sanitários e reprodutivos de bovinos leiteiros.

Camarão de água doce
Os valores de produtividade da atividade variam de acordo com a situação climática regional e com o tipo de sistema de cultivo empregado. Geralmente, a produção varia entre mil e três mil quilos por hectare por ano. O curso da SNA apresenta estudos sobre o ciclo biológico natural do animal e o ciclo biológico em cativeiro, entre outros.

Caprinocultura de corte
A cadeia produtiva de leite de cabra é uma atividade lucrativa e em expansão em todo o país. O aluno aprenderá sobre as principais características produtivas dos caprinos, manejo alimentar, sanitário e reprodutivo dos animais.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

16 a 21/10/2016
24º Congresso Brasileiro de Fruticultura
Promovido pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), o evento, que será realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís (MA), promoverá mesas redondas e conferências com pesquisadores nacionais e internacionais, minicursos, palestras via satélite, visitas técnicas e apresentações de trabalhos científicos na área de produção de frutas. O tema da 24ª edição será “Fruteiras Nativas e Sustentabilidade”.

19 a 21/10/2016
10º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental
O encontro, que ocorrerá na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), na capital Porto Alegre, tem como objetivo promover conhecimento, parcerias e networking, por meio de palestras, painéis, workshops, mostra de negócios e trabalhos científicos sobre qualidade ambiental. Serão três dias de programação, com palestrantes e painelistas de renome nacional e internacional em suas áreas de especialização.

25 e 26/10/2016
Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio
O encontro, que será realizado nas dependências do Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP), reunirá produtoras rurais com excelentes cases de sucesso e ainda apresentará uma pesquisa inédita sobre a presença feminina no agronegócio.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES A LAVOURA 697


Balde Cheio (p. 14)
Desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste para beneficiar, principalmente, a pecuária leiteira familiar, o programa Balde Cheio é fruto de esforço conjunto entre pesquisa e extensão para promover melhorias de manejo e gestão da propriedade. Iniciado em 1999, já é adotado por todos os Estados da Federação, exceto Roraima e Distrito Federal, beneficiando milhares de produtores de leite.

Morangos cultivados com amor e qualidade (p. 26)
Nova Friburgo é a única região produtora de morango do Estado do Rio de Janeiro. A área cultivada com a fruta está na terceira geração familiar e corresponde hoje a nove hectares, o equivalente a nove campos de futebol. O padrão de qualidade alcançado permitiu a competitividade com grandes Estados produtores no Brasil.

Manejo aéreo é desafio (p. 32)
As crescentes infestações de novas pragas e de espécies já comuns aos agricultores nas lavouras de milho, soja e algodão no Brasil - como a Helicoverpa armigera - têm motivado as empresas de pesquisa a concentrar esforços em alternativas de controle biológico e em mudanças no manejo, como a aplicação dos conceitos do MIP (Manejo Integrado de Pragas) e a utilização da área de refúgio em lavouras transgênicas.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: