Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 181. 16/11/2016

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Economistas reunidos na SNA analisam cenário global e novo governo dos EUA

Economistas reunidos na Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) na última sexta-feira (11) discutiram o cenário econômico mundial e analisaram os reflexos da eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.

Facebook Twitter

Setor produtivo do cacau quer dobrar produção de amêndoas em 10 anos

Facebook Twitter

Crise hídrica: solução pode estar em águas subterrâneas, indica geólogo

Facebook Twitter

Sucesso da produção exige gestão empresarial planejada, diz analista do Sebrae

Facebook Twitter

Falta de educação básica afeta desenvolvimento do agro

Facebook Twitter

Primeiro queijo probiótico de leite de cabra do país será produzido no Rio

Facebook Twitter

MAIS NOTÍCIAS

UFSCar de Araras cria suplemento rico em proteína com bagaço da cana

Brasil apresenta na COP22 produção agrícola com preservação ambiental

Biofuturo quer ampliar presença de biocombustíveis na matriz energética mundial

Pesquisa mapeia risco de reintrodução da aftosa em fronteiras

Crise derruba PIB potencial do Brasil e dificulta saída da recessão

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Horticultura orgânica - básico
O objetivo deste curso é fundamentar o aluno na implantação e manutenção de uma horta orgânica, trabalhando conceitos básicos que permitirão o cultivo de uma variedade de hortaliças. Fazem parte da programação: horticultura, estudo das culturas com rotação de cultivos, consórcio, plantas companheiras, plantios, adubação, tratos culturais, controle biológico de pragas e doenças, colheita, estimativas de produção, entre outros tópicos.

Horticultura orgânica - produção e utilização de adubos
Durante programação do curso, os alunos recebem orientação sobre adubação orgânica, compostagem, principalmente com utilização de húmus (minhoca), adubação verde, adubação com orgânicos líquidos, entre outros.

Horticultura - planejamento da produção
O aluno será capaz de planejar e organizar a produção de hortas para pequenos ou grandes espaços, considerando as expectativas de consumo de cada propriedade. O programa é voltado para alunos com conhecimento básico no assunto. Entre os temas abordados estão planejamento da produção, adequação, elaboração do projeto e sistemas de controle.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

21 a 23/11/2016
69º Simpas
Os três dias de encontro do evento “Sistemas Integrados de Manejo na Produção Agrícola Sustentável” (Simpas), que será realizado no auditório da Universidade de Cuiabá (Unic), no campus da cidade de Tangará da Serra (MT), terão como foco a produtividade, rentabilidade e sustentabilidade no campo.

24 a 26/11/2016
1º Congresso Brasil Norte de Engenharia Sanitária e Ambiental
O evento, que ocorrerá em Belém (PA), trazendo como tema principal “Sustentabilidade, Inovação e Desenvolvimento na Amazônia”, pretende trazer debates sobre o desenvolvimento sustentável pautado em inovação científica e capacitação de técnicos locais, melhoria da cobertura de serviços de saneamento e educação ambiental, ampliando a abrangência regional para toda a Pan-Amazônia. Na mesma oportunidade, simultaneamente, também será realizado o 1ª Mostra de Pesquisa, Inovação, Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental.

05 a 08/12/2016
2º Encontro Nacional da Agroindústria
A segunda edição do Enag, que será realizada no município de Bananeiras (PB), oferecerá interação entre especialistas, instituições de pesquisa, empresários e empreendedores dos mais diversos setores da área da agroindústria e segmentos afins, como forma de garantir a troca de conhecimentos e informações entre os interessados.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES ANIMAL BUSINESS BRASIL 26


Horse Power: a potência da equideocultura (p. 6)
A equideocultura representada pela soma das atividades que envolvem equinos, asininos e muares, usualmente, é mal compreendida. Muitos, não apenas no Brasil, julgam os cavalos como se estivessem ligados a poucos privilegiados, como um hobby elitista, enquanto os asininos e muares costumam ser subvalorizados, muitas vezes associados a bolsões de pobreza. A verdade é que equídeos estão presentes em atividades ligadas a todas essas classes sociais e geram significativos valores de renda, de Produto Interno Bruto (PIB).

Integração Lavoura-Pecuária para aumentar a lucratividade do pequeno produtor rural do RJ (p. 14)
Na última década, a pecuária leiteira fluminense tem passado por sérios e diversos problemas em sua cadeia produtiva; e o mesmo vem ocorrendo com a horticultura. A baixa rentabilidade do setor, aliada à oferta de empregos nas cidades, motivada pelos programas de políticas públicas e pelo crescimento da indústria do petróleo, tem cooptado a população rural, principalmente os mais jovens. Introduzi inovações no campo, como o sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), pode ser uma das soluções para “tapar o buraco” da falta de mão de obra, no Estado do Rio de Janeiro e em todo o País.

Vender na desmama ou esperar preço melhor? Saber o custo ajuda a decidir (p. 31)
As fazendas de cria de gado que colocaram sua vacada em monta, no final de 2014 e início de 2015, nos primeiros meses de 2016, tiveram bezerros desmamados disponíveis para venda. Após dois anos de mercado comprador, negócios “fáceis” e preços com forte alta para esta categoria de bovinos, o segmento, agora, está mais desafiador.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: