Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 188. 04/01/2017

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

‘Estrangeiros bem-vindos’: artigo de Antonio Alvarenga para O Globo

Em recente artigo publicado no jornal O Globo, o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, Antonio Alvarenga defende a liberação da venda de terras brasileiras para estrangeiros. Segundo ele, a questão deve ser incluída "na atual pauta de reformas modernizantes" do governo. Alvarenga defende ainda uma atualização das normas legais relacionadas ao tema. "A liberação dos atuais impedimentos ensejará um grande fluxo de investimentos para o país, na medida em que a participação do capital internacional também irá abranger toda a cadeia produtiva do setor, movimentando os demais segmentos da economia".

Facebook Twitter

Agropecuária é destaque na oferta de empregos formais, mostra estudo do IEA

Facebook Twitter

Produção orgânica mais que dobra em três anos no Brasil

Facebook Twitter

Retrospectiva 2016: diretor da SNA, Fernando Pimentel avalia seguro e financiamento rural

Facebook Twitter

Florestas plantadas: qualidade do produto brasileiro é aval para exportar

Facebook Twitter

Resíduos agrícolas tóxicos de cogumelos podem virar ração

Facebook Twitter

MAIS NOTÍCIAS

Balança comercial bate recorde e fecha 2016 com superávit de US$ 47,7 bilhões

Produção de etanol hidratado pode cair mais com fim de isenção de PIS/Cofins

Ano de 2016 marca retomada do investimento no agronegócio brasileiro

Economista da Embrapa analisa perspectivas de mercado para a safra de milho

Partiu 2017: paz, alimentos e agronegócio

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 



Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

 

Fique por dentro das regiões brasileiras que que estão se registrando como origem de produtos de alta qualidade através dos selos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

Acesse o site Indicação Geográfica

EDUCAÇÃO

Ranicultura I e II
O primeiro módulo do curso, que apresenta o desenvolvimento da ranicultura por meio de sistemas funcionais, tem como objetivo estimular os pequenos e médios produtores rurais a viabilizarem criações de rãs, garantindo a colocação do produto no mercado. Já o segundo traz conceitos básicos para que o produtor desenvolva a criação de forma lucrativa e aprenda a confeccionar utensílios utilizados no manejo da ranicultura.

Ranicultura prática
A ranicultura é um segmento da aquicultura que está em franco crescimento no Brasil e pesquisas apontam que a criação de rãs pode ser bem rentável ao produtor. O curso da SNA é uma boa opção para quem deseja investir ou até mesmo aprimorar o criadouro já existente. Construção racional de ranários, manejo no moscário e na engorda, enfermidade e medicina preventiva são alguns dos temas abordados durante as aulas.

Recuperação e manejo de áreas degradadas
O curso oferece bases conceituais indispensáveis ao diagnóstico de processos erosivos e aplicáveis na elaboração e implantação de planos de recuperação de áreas degradadas, com ênfase na conservação de recursos naturais. Serão apresentados temas como a capacidade de uso das terras, práticas agrícolas conservacionistas e diagnósticos ambientais.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

10/01/2017
Seminário Técnico Cultivar Moscato Branco
Promovido pela Embrapa Uva e Vinho, no município de Bento Gonçalves (RS), o encontro servirá para apresentar o projeto Moscato Branco, além de debater sobre a produção de uvas moscatéis e sua importância econômica no Estado e ainda conhecer os experimentos com as uvas moscatéis.

14 a 21/01/2017
2ª Oficina de Irrigação e drenagem no cultivo doméstico
Organizado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), o encontro é voltado a interessados que desejam adquirir conhecimentos básicos e debater sobre a importância da irrigação de plantas.

18 a 20/01/2017
Showtec 2017
Realizado em Maracaju (MS), o encontro contará com programação técnica, por meio de palestras e debates, que abordarão temas relevantes e de impacto para a agricultura. Já os mais de 120 expositores levarão, aos 16 mil visitantes, as mais relevantes inovações e tecnologias desenvolvidas, de forma direta, para os produtores rurais.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES A LAVOURA 711


Desperdício de alimentos: um alerta para o mundo (p. 8)
A FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) aponta que aproximadamente 33% de tudo o que é produzido anualmente, em todo o mundo, vai parar no lixo. Em torno de 54% das perdas ocorrem na fase inicial do cultivo, passando pela manipulação, pós-colheita e armazenamento; e o restante é perdido nas etapas de processamento, distribuição e consumo.

De olho no funcionamento das colheitadeiras (p. 23)
A maior parte das perdas da soja - entre 80% e 85% - ocorre pela ação de mecanismos da plataforma de corte das colhedeiras, sendo 12% ocasionadas pelos mecanismos internos (trilha, separação e limpeza); e 3% são causadas pela deiscência natural.

Verão: tosar ou não tosar, eis a questão! (p. 35)
Com a chegada do verão e das altas temperaturas, é comum vermos cães deitados no piso frio, ofegantes e com a língua para fora. Nessa época, é normal ficar em dúvida se devemos ou não tosar o animal, para aliviar o calor que ele sente. Veja dicas na seção Pet & Cia.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiros: