Compartilhe SNA News Facebook Twitter Email ou Cadastre-se para receber SNA News por email.

SNA

SNA News
EDIÇÃO 207. 25/05/2017

Visite a SNA nas redes sociais: Facebook Twitter

Emprego: agro é único setor da economia brasileira com saldo positivo em 12 meses

A agropecuária é o único setor da economia brasileira, entre os oito pesquisados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), com saldo positivo na ocupação de postos de trabalho com carteira assinada, nos últimos 12 meses: 0,59% no acumulado de abril de 2016 a igual mês deste ano.

Facebook Twitter

SNA debate sobre sementes orgânicas, sustentabilidade e Direito Agrário

Um debate sobre o mercado de sementes orgânicas reuniu autoridades e especialistas na Marina da Glória, na quinta-feira, 11 de maio, durante o primeiro dia da conferência Green Rio 2017, no Rio de Janeiro. O painel foi organizado pelo Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos) da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), em parceria com o Planeta Orgânico, realizador do evento. Na sexta-feira (12), a SNA participou do painel “Sustentabilidade e Direito Agrário”.

Facebook Twitter

Qualidade do arroz brasileiro é diferencial para exportações

As exportações do arroz brasileiro estão pautadas na qualidade do grão. O produto não é o mais barato no mercado internacional, mas um dos melhores, com excelentes propriedades de cocção, sabor e translucidez, além de ser livre de defensivos agrícolas e do trabalho escravo. A constatação é de Gustavo Ludwig, gerente do Projeto Setorial Brazilian Rice.

Facebook Twitter

NOTÍCIAS DO AGRO

Finanças e cenários de mercado: tema de palestra no Conselho de Economia da SNA

Representantes do agro divergem sobre redução de volume da vacina contra aftosa

Fazenda aceita reduzir juro em pelo menos um ponto; Mapa quer dois

Agronegócio beneficiará PIB ao longo do ano

Brasil cria primeiro algodão transgênico de fibra longa

Estudo constata baixo uso e ineficiência de ferrovias, hidrovias e rodovias

 

Rede viária florestal impacta na agropecuária, diz especialista em estradas

Genética: fertilização in vitro pode poupar até três gerações de bovinos

Aves caipiras: tecnologia alavanca mercado da raça Índio Gigante

Brasil lidera produtividade agropecuária mundial

Preço do feijão pode voltar a preocupar mercado, alerta Ibrafe

Valor Bruto da Produção do campo deve alcançar R$ 545 bilhões

Veja outras notícias:
Radar Agronegócio da SNA

 


Espaço para discussão de questões estratégicas e operacionais do agronegócio brasileiro. Veja as últimas discussões publicadas no AgriForum e participe do debate.

Acesse o site AgriForum

EDUCAÇÃO

Boas práticas na manipulação de produtos orgânicos de origem vegetal
A necessidade de levar uma vida mais saudável tem feito com que muitos consumidores optem por produtos orgânicos. O setor está cada vez mais crescente e aprender novas técnicas é importante para quem deseja entrar neste mercado. O curso fornece subsídios básicos para uma boa manipulação pós-colheita de vegetais.

Bovinocultura de corte
O correto manejo alimentar, sanitário e reprodutivo é fundamental para que produtores obtenham ganhos na criação e produtividade dos bovinos de corte. O curso promove o conhecimento das principais características produtivas dos bovinos, as técnicas adequadas para a formação de plantel e a escolha certa para as instalações necessárias. Serão abordados os métodos ideais para a criação, desde o aleitamento até a inseminação artificial, gestação e parição.

Bovinocultura de leite
O curso é direcionado aos interessados em trabalhar com produção de leite por meio da criação de bovinos leiteiros ou aperfeiçoar os próprios conhecimentos para ampliar a produtividade. Os alunos estarão aptos a promover, pela utilização de técnicas adequadas, os manejos alimentares, sanitários e reprodutivos de bovinos leiteiros.

Conheça os programas de curta duração, que a SNA oferece por meio da Escola Wencesláo Bello, na Penha e veja como se inscrever: http://sna.agr.br/extensao/

AGENDA

20 a 22/5/2017
5ª Feipet
A quinta edição da Feira de Negócios para Animais de Estimação, que será realizada em Hamburgo (RS), fornecerá um espaço inédito dedicado aos empreendedores do segmento pet, com informações importantes para quem está montando uma pet shop ou clínica veterinária. A nova atração da feira está sendo criada em total sigilo, mas promete surpreender a todos, inclusive aos visitantes assíduos, que não perderam as edições anteriores.

22 a 24/5/2017
Zootec 2017
O 27º Congresso Brasileiro de Zootecnia, que será realizado em Santos (SP), contará com uma extensa programação, incluindo debates sobre a produção de alimentos e erradicação da fome no mundo; melhores práticas de bem-estar animal na pecuária brasileira; empreendedorismo no agronegócio; panorama econômico da pecuária e da agricultura, associado ao papel da ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) no campo; entre outros temas importantes para o agro nacional.

23 a 25/5/2017
Conferência Facta 2017
O encontro, que ocorrerá em Campinas (SP), discutirá questões relacionadas à superação dos desafios que a avicultura e outros segmentos da produção brasileira confrontam, hoje, devido à crise econômica. Palestrantes convidados discorrerão sobre temas relevantes, visando à compreensão das oportunidades para a produção avícola brasileira.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES ANIMAL BUSINESS BRASIL 28

Suinocultura moderna (p. 20)
Quarto maior produtor mundial de suínos, com 3,6 milhões de toneladas, e quarto maior do ranking entre os exportadores, com 550 mil toneladas anuais, o Brasil possui um rebanho de 1,6 milhão de matrizes, segundo a Associação de Criadores de Suínos (ABCS).

Cavalo Crioulo: uma raça que faz sucesso (p. 28)
A história do Crioulo na estância São Francisco começou em 1930, quando Belisário Sá Sarmento importou o Mozo Vivo, do Uruguai, primeiro cavalo dessa raça registrada a entrar no Brasil. Esse animal veio trabalhar em éguas base, as que Belisário selecionava para o trabalho no local. Em seu livro de registro, descrevia minuciosamente as condições funcionais de cada égua, como bom encilhar, galope, que se destacavam mais nos rodeios, entre outras.

Desequilíbrio ecológico aumenta risco de doenças no homem e nos animais de produção (p. 48)
Um dos principais pontos chave na criação de animais de produção é, sem dúvida, o manejo sanitário. Quando ele não é realizado de forma adequada, cria-se um risco sério para o produtor, uma vez que aumenta a exposição dos animais a doenças e pode levar a propriedade rural a uma série de perdas econômicas.

Sociedade Nacional de Agricultura
Av. General Justo 171, 7° andar, Centro. 20021-130. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
+55 (21) 3231-6350

Parceiro: