CNA destaca importância do Programa Nacional de Bioinsumos

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) destacou a importância do Programa Nacional de Bioinsumos, lançado pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na quarta-feira. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do ministério.

Em vídeo transmitido durante o evento, o presidente da CNA, João Martins, disse que “esse programa irá proporcionar melhoria de produção” e também “irá gerar mais empregos, melhorar a vida dos produtores rurais e aumentar a sua renda”.

“A CNA está aberta para que esse programa seja rapidamente levado aos nossos produtores rurais”, afirmou João Martins.

A iniciativa pretende estimular a pesquisa, a produção e o uso de produtos biológicos, como fertilizantes e defensivos agrícolas, para promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária a partir do aproveitamento da biodiversidade brasileira.

As ações visam a ampliar e fortalecer o segmento de bioinsumos, ofertando ao usuário tecnologias, produtos, processos, conhecimento e informações sobre uma diversidade de insumos de base biológica aplicados no campo, desde a nutrição do solo ao controle de pragas, passando por processos relacionados à pós-colheita e à agroindústria.

“O Brasil é o país que tem a maior biodiversidade do mundo. Com esse programa, produtores de todos os tamanhos serão contemplados, tanto da agricultura orgânica quanto da convencional. Poderemos economizar bilhões em controle biológico e biofertilizantes e caminhar, cada vez mais, para a agricultura do futuro”, disse Tereza Cristina durante o lançamento.

Inovação

O Programa Nacional de Bioinsumos foi desenvolvido de acordo com as necessidades de inovação nos segmentos agrícola, aquícola, florestal e pecuário, a partir de uma ampla e longa discussão com diversos segmentos de diferentes cadeias produtivas do agronegócio brasileiro.

Na opinião do coordenador de Tecnologia da CNA, Reginaldo Minaré, a construção de uma política para os bioinsumos e uma estrutura normativa garantidora é de grande relevância para os produtores rurais brasileiros.

O coordenador também ressaltou a importância do estabelecimento de protocolos de segurança para que os agricultores produzam insumos biológicos em suas propriedades de maneira segura e com qualidade.

“Os bioinsumos já são muito utilizados pelos produtores brasileiros e representam uma alternativa real para o agricultor diversificar sua estrutura produtiva. Quanto mais alternativas para o produtor, mais liberdade ele terá para construir o modelo de negócio mais adequado à sua propriedade”, declarou Minaré.

A criação do programa foi oficializada pelo Decreto n° 10.375, publicado no Diário Oficial da União (DOU), que também instituiu o Conselho Estratégico do Programa Nacional de Bioinsumos, formado por representantes dos setores público e privado.

Acesse aqui mais detalhes do programa.

 

Fonte: CNA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp