Colheita de cacau temporão na Bahia deve superar estimativas

A colheita do cacau temporão está entrando em seu último mês e, na Bahia, dá sinais de que deverá fechar o ciclo atual superando os volumes colhidos nas últimas cinco safras.

Segundo a TH Consultoria, o volume de cacau recebido pelas indústrias já superou as expectativas e deverá encerrar a temporada 2021/22 com mais de 90.000 toneladas.

Em boletim, o diretor da consultoria, Thomas Hartmann, informou que, “segundo fontes da região produtora da Bahia, não só ainda existem boas quantidades de frutos a serem colhidos nas fazendas, como há grandes estoques retidos nos armazéns dos comerciantes intermediários.”

Desde o início da colheita do cacau temporão no estado até o dia 22 de agosto, as indústrias receberam 76.200 toneladas de cacau da Bahia, 68% mais que no mesmo período da safra passada.

Já no Pará, o cacau temporão recebido pelas indústrias deverá ficar dentro das expectativas, em cerca de 39.000 toneladas. Até o dia 22 de agosto, as indústrias já haviam recebido 33.400 toneladas de cacau do estado.

As entregas na região estão menores do que na safra passada e em linha com as da temporada 2019/20, mas superam as das três safras anteriores. Na última semana, as entradas diminuíram, retomando o ciclo sazonal de declínio, indicou Hartmann.

 

Fonte: Valor

Equipe SNA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp