Exportações de arroz em julho são as maiores do ano

O Brasil exportou 207.200 toneladas de arroz (base casca) em julho, gerando uma receita de US$ 66.3 milhões, informou a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia.

No comparativo mensal, julho foi o mês com melhor resultado no comércio externo do setor orizícola este ano. As exportações de arroz beneficiado também cresceram no mês passado.

Segundo a Abiarroz, as vendas mais que dobraram em julho em relação ao mesmo mês de 2021, quando os embarques totalizaram 96.600 toneladas, com receita de US$ 30.1 milhões.

Em julho deste ano, o Brasil importou 120.600 toneladas, o equivalente a US$ 34 milhões. No mesmo mês de 2021, as compras externas foram de 80.600 toneladas, totalizando US$ 25,7 milhões.

De janeiro a julho, os embarques de arroz alcançaram 896.400 toneladas, representando uma receita de US$ 265.7 milhões. No mesmo período de 2021, as exportações totalizaram 572.500 toneladas, com faturamento de US$ 187.5 milhões.

Embarques de beneficiado ganham fôlego

Além do casca, o arroz beneficiado se destacou no comércio exterior em julho. No mês passado, as indústrias e cooperativas de arroz exportaram cerca de US$ 30 milhões. O resultado representa um crescimento de 10% em relação a maio deste ano e de 157% na comparação com junho de 2022.

Segundo a Abiarroz, entre os principais destinos estão Cuba (42% do total), Peru (26%), Senegal (15%), Venezuela (6%), Cabo Verde (2%), Arábia Saudita (2%) e EUA (2%).

As exportações de arroz beneficiado ainda estão abaixo do pico atingido em março de 2022, de US$ 43 milhões. Mas, apesar da queda do dólar, o setor vem se recuperando, pontuou a associação.

“A retomada do crescimento das exportações segue em linha com as ações do projeto Brazilian Rice, desenvolvido em parceria com a ApexBrasil”, disse Carolina Matos, gerente de Exportação da Abiarroz.

“Além de iniciativas de promoção comercial, também estamos capacitando as empresas e levando informações diariamente sobre mercados estratégicos para o setor.”

Fonte: Abiarroz
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