Missão à China avança negociações para feijão brasileiro

Brasil avançou, significativamente, nas negociações para o fornecimento de feijões e colheitas especiais à China, que é um dos maiores mercados consumidores mundiais. O sucesso se deve à missão do Projeto ApexBrasil e Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE), que visitou o gigante asiático nos últimos dias.

Apresentação do produto

Em parceria com a Câmara Chinesa de Importação de Alimentos (CFNA), empresários brasileiros apresentaram seu produto através de visitas técnicas, encontros com potenciais compradores e stakeholders chineses, incluindo agentes do governo de Pequim. A missão contou com a presença de quatro empresas do Brasil participantes do Projeto, que experimentaram ótima receptividade dos chineses.

“Como resultado, IBRAFE e CFNA assinaram um acordo de cooperação para negócios entre o Brasil e a China no setor de pulses e colheitas especiais. A pauta principal foi a abertura do mercado chinês de gergelim e de feijão para o Brasil”, revelou o presidente do Instituto, Marcelo Lüders.

Feira em Xangai

Um destaque ficou por conta do seminário “Brazilian Pulses and Sesame Seeds”, realizado na feira SIAL Shanghai 2023. O evento contou com a participação de exportadores do Brasil, importadores da China e autoridades governamentais, como o Embaixador Augusto Pestana, Cônsul do Brasil em Xangai, Jean Marcel, diretor de promoção comercial do MAPA, Rodrigo Gedeon e Carlos Bicca da ApexBrasil, e Cesar Miranda, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Mato Grosso.

Durante o seminário, o presidente do IBRAFE, Marcelo Lüders, ministrou palestra apresentando todo o potencial do mercado de pulses e gergelim do Brasil. Por sua vez, os empresários brasileiros do setor exportador que acompanharam a missão puderam apresentar seus negócios e as oportunidades para os compradores do mercado mundial.

“A missão superou as expectativas do setor, uma vez que foi possível dialogar com muitas partes interessadas no mercado brasileiro. Para os participantes também foi enriquecedor conhecer mais sobre o mercado chinês. Esperamos que a abertura chinesa para o feijão e gergelim do Brasil aconteça em breve. Para isso podemos contar com a parceria e o trabalho do Ministério da Agricultura, que tem se mostrado sensível a essa pauta do nosso setor”, explica Lüders.

Potencial elevado

O potencial de mercado para feijões e pulses brasileiros no mercado chinês e asiático é altamente significativo. “Para se ter uma ideia, a China sozinha importa um milhão de toneladas de gergelim, além de mais de 300 mil toneladas de feijão mungo verde. Para as empresas que tem interesse em participar de iniciativas como esta, fiquem atentas as redes e ao website do IBRAFE, onde divulgamos estas ações”, recomenda gerente do Projeto ApexBrasil e IBRAFE, Najla Souza.

Durante a missão à China, os participantes realizaram reuniões estratégicas no Consulado do Brasil em Shanghai, visando fortalecer os laços comerciais entre os dois países. Além disso, participaram de uma reunião no New Development Bank para explorar oportunidades econômicas e estiveram presentes no Seminário da CNA, que ofereceu uma visão abrangente do setor agro brasileiro.

No segundo dia, destacou-se a participação na inauguração do pavilhão brasileiro na feira SIAL Shanghai 2023, impulsionando a promoção de produtos brasileiros, fortalecendo a presença no mercado chinês e estabelecendo contatos comerciais. Também houve uma reunião importante com a CFNA, focada na abertura do mercado chinês para o gergelim e o feijão brasileiro, marcando avanços significativos na formação de parcerias comerciais e no comércio bilateral de pulses e colheitas

Fonte: Agrolink
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