Morre aos 89 anos o desembargador Antônio Izaías da Costa Abreu

Desembargador Antônio Izaías da Costa Abreu. Foto: Brunno Dantas/TJ-RJ

Morreu no último dia 19 de janeiro, aos 89 anos, o desembargador Antônio Izaías da Costa Abreu. Magistrado, historiador e escritor, Costa Abreu atuou, por décadas, no Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro.

“O desembargador Izaías será sempre uma referência para o Tribunal de Justiça do Rio. Sua história se confunde com a história do Poder Judiciário fluminense e suas inúmeras obras o imortalizarão para sempre”, afirmou o presidente do TJ-RJ, Henrique Carlos de Andrade Figueira.

“O desembargador Antônio Izaias da Costa Abreu é merecedor de todas as nossas homenagens e respeito. Ao lado do saudoso desembargador José Gomes Bezerra Câmara,  era um cultor da História do Direito, ao permitir uma visão ampla dos fenômenos sociais numa perspectiva temporal”, disse Frederico Price Grechi, advogado e diretor jurídico da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).

Memorialista do Museu da Justiça, Costa Abreu era membro da Comissão de Preservação da Memória Judiciária da instituição, sócio titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), acadêmico correspondente da Academia Portuguesa da História e membro titular, honorário, associado emérito e correspondente de renomados institutos e academias no Brasil e no exterior.

Sua última obra, ainda inédita, reúne uma série de registros históricos do município de Bom Jesus do Itaboapoana. Recentemente, dedicava-se à coordenação do livro “Tribunais do Rio de Janeiro – 270 anos, da Relação 1752 ao Tribunal de Justiça 2022”, obra realizada pelo Museu da Justiça.

O desembargador, que iria completar 90 anos no próximo dia 5 de março, deixa duas filhas.

 

 

Fonte: Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

Equipe SNA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp